Beleza

Aprenda a controlar a oleosidade da pele em 4 passos

O uso de produtos específicos para pele oleosa e acneica é fundamental para mantê-la saudável, bonita e livre da oleosidade e do brilho excessivo
Reading time 4 minutes
Foto: reprodução/instagram @barbieferrera

A oleosidade da pele é uma característica predominante entre os brasileiros. Estima-se que a pele mista e a pele oleosa representem o tipo de pele de 80% da população brasileira. Mas, afinal, o que define a pele oleosa? A pele oleosa é caracterizada pela produção excessiva de sebo e, logo, apresenta tendência à acne, cravos e espinhas, poros bastante dilatados, brilho em excesso e aspecto mais congestionado.

Tratar esse tipo de pele requer muita atenção, principalmente para evitar o efeito rebote, um dos principais vilões para quem possui pele oleosa. “O efeito rebote ocorre quando há um ressecamento excessivo da pele, o que estimula a produção da oleosidade”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Mas é possível manter a pele oleosa bonita e saudável através de cuidados simples realizados com produtos específicos para esse tipo de pele, o que você pode conferir abaixo:

 

 

Limpeza

A higienização diária da pele oleosa é fundamental e deve ser realizada de manhã e à noite com produtos que atuem no controle da oleosidade sem agredir excessivamente o tecido para não retirar sua barreira protetora e estimular o efeito rebote. Uma ótima opção para essa etapa é o Depore Clean, da Ada Tina Italy, que higieniza profundamente a pele para eliminar sujidades e o excesso de oleosidade, assim reduzindo os poros dilatados, diminuindo o brilho e prevenindo a acne e a formação de cravos.

 

 

Tonificação

Após a higienização, é fundamental o uso de um tônico adstringente para complementar a limpeza da pele, regular seu pH, desobstruir os poros e auxiliar na penetração dos ativos que serão aplicados posteriormente. Mas, para evitar o ressecamento da pele, o ideal é que o produto não contenha álcool em sua composição.

 

 

Hidratação

Ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também precisa ser hidratada, pois, apesar de ser rica em óleo, é pobre em água. Mas o ideal é optar por hidratantes oil-free, com texturas em gel ou sérum e ativos que regulem a produção de sebo e estimulem a hidratação natural. Aposte, por exemplo, no Depore Mat, da Ada Tina Italy, que hidrata, reduz a oleosidade da pele e confere efeito matificante intenso e prolongado graças a sua exclusiva tecnologia Oil-Control, que garante toque seco e aspecto aveludado à pele.

 

 

Fotoproteção

Para finalizar os cuidados com a pele oleosa, a fotoproteção é fundamental, devendo ser realizada diariamente pela manhã com produtos de toque seco formulados com ativos que controlem a oleosidade, como o Normalize Matte Intense FPS 50, da Ada Tina Italy, um protetor solar facial capaz de controlar intensamente a oleosidade e a umidade da pele, reduzir o brilho, garantir toque extrasseco e manter a pele protegida contra a radiação solar por até 12 horas. 

 

Tags

pele
skincare

posts relacionados

posts recomendados