Beleza

Boas vibrações: Aparelhos tecnológicos ganham espaço no universo feminino

Os movimentos vibracionais são aliados da beleza e do bem-estar em diversas vertentes - do skincare ao orgasmo
Reading time 7 minutes

Os gadgets, aparelhos tecnológicos que ganham espaço em lojas virtuais e spas, estão entre os itens mais desejados por mulheres que buscam rapidez e eficiência na rotina de autocuidado. São escovas sônicas para melhorar a saúde oral, massageadores para face e colo que diminuem o aspecto dos poros, despertadores que nos acordam com mais delicadeza e brinquedos sexuais para encurtar o caminho até um prazer intenso. Tais ferramentas têm ótimos motivos para conquistar popularidade, pois a ciência está do lado deles ao endossar muitos de seus benefícios.

Na pele

Os pontos positivos dos gadgets de beleza que possuem vibrações não são uma novidade no mercado cosmético. Um artigo científico publicado em 2006, no Jornal de Dermatologia Cosmética, por Robert E. Akridge e Kenneth A. Pilcher, cujo título é “Desenvolvimento da tecnologia sônica para a limpeza diária da pele” já mencionava bons resultados. Segundo o report, limpar a pele em casa, de forma correta, exige uma certa técnica e envolvimento do paciente, o que muitas vezes não acontece. Com essas escovas que trabalham através das vibrações sônicas é então possível conquistar uma higienização mais profunda dos poros, inclusive melhorando a remoção de cravos. “As escovas faciais com vibração são indicadas para serem usadas durante a noite, com um sabonete facial suave, para não causar hipersensibilidade. Sua função é potencializar a higienização, remoção de células mortas e sebo.

Isso faz com que a pele receba uma limpeza mais profunda e não abrasiva, além de combater o envelhecimento”, diz Claudia Marçal, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela também alerta para que o usuário leia o manual de instrução da ferramenta. Caso contrário, pode deixar a pele reativa, causando ressecamento, inflamações e manchas quando o aparelho é utilizado com muita frequência e força. Os devices começam a aparecer com funções de massagem facial, ajudando a drenar líquidos e a melhorar a microcirculação da área, fazendo com que a pele fique com mais viço. Um verdadeiro spa caseiro.

Para a saúde oral

A tecnologia de vibração sônica empregada em aparelhos para a face não foi desenvolvida, inicialmente, para essa função, mas para a limpeza dos dentes. As escovas orais sônicas funcionam com a emissão de ondas não abrasivas. “Elas têm efeito adicional ao da escova convencional, de limpeza hidrodinâmica. Nela, a velocidade vibratória das cerdas consegue agitar os fluidos formando uma ‘mistura’, de saliva, água e creme dental, fortíssima. Esse mix é capaz de penetrar em espaços interdentais e romper colônias de placa dentária”, explica Caroline Malavasi, especialista em ortodontia.

O modelo precisa, entretanto, ter uma frequência mínima para ser efetivo. “Existem escovas sônicas que ficam entre três mil e sete mil vibrações por minuto e não são eficazes. São, praticamente, um brinquedo. As boas marcas atingem cerca de 20 mil vibrações por minuto e já têm alguma efetividade”, diz o professor Dr. Hugo Roberto Lewgoy, dentista especialista, mestre e doutor pela FOUSP e pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Ainda há modelos, como a Hydrosonic Pro, que conseguem atingir 42 mil vibrações por minuto, que faz com que haja uma considerável desorganização do biofilme oral, eliminando a adesão de bactérias sobre os dentes de forma suave.

1608141186399059 img39

Para o bem-estar sexual

Existem muitas mulheres que ainda falam sobre brinquedos sexuais corando a face, em voz baixa, quase como se estivessem cometendo um pecado grave em se interessar pelo seu próprio prazer. Tal patamar ainda é predominante em rodas de conversa mais conservadoras do país, mas o ce- nário está mudando. Elas buscam, através de tutoriais em redes sociais e livros, entender mais sobre o corpo e como conseguir alcançar o tão desejado orgasmo.

“(...) Sexo não é somente algo que você faz. É um lugar para onde podemos ir, um espaço que podemos habitar dentro de nós, sozinhas ou com o outro”, está escrito na obra “Natureza Íntima”, da autora Maria Barretto, lançamento da Primavera Editorial. Os números relacionados ao prazer feminino ainda são impressionantes, pois 80% das mulheres têm dificuldade em atingir o orgasmo através da penetração e simplesmente não sabem disso. Enquanto 97% das que chegam ao primeiro orgasmo o fazem através da masturbação. Para que mais gente consiga atingir o clímax, seja com o parceiro ou através da estimulação, que os brinquedos sexuais vibratórios entrem em cena!

“A sexualidade feminina é um assunto muito recente e a mulher tem certa resistência para entender o próprio corpo. O vibrador facilita o processo. Ele é um ‘remédio’ para ter desejo, o que também beneficia a vida sexual do casal”, diz Tatí Presser, psicóloga e educadora sexual. A masturbação, ou o sexo solo, tem inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo Tatí, ela consegue prevenir, por exemplo, câncer de colo de útero, pressão alta, dores de cabeça, dores de coluna, depressão e insônia. “O sex toy vai trazer uma possibilida- de muito grande de prazer, pois ele pulsa e vibra. É algo que a sua mão não vai poder fazer por você com tanta velocidade. Além disso, você pode aprender a ter orgasmos múltiplos com ele, principalmente os que têm a função de pulsação”, completa.

Ao acordar 

As vibrações também conseguem fazer com que você conquiste um dia mais calmo, através do despertar silencioso. Quando optamos por alarmes estridentes podemos ficar mais irritados, afetando as emoções ao longo do dia. “É fundamental acordar com um estímulo mais harmonioso e sutil, que promova bem-estar e que não acelere o coração e nem altere o seu humor”, diz Marilene Kehdi, psicóloga especializada em atendimento clínico. Indo por esse caminho mais sutil é que muitas pessoas estão escolhendo smartbands que possuem despertador vibracional para acompanhar o amanhecer. Eles, além de conseguirem te acordar de forma tranquila, ainda não possuem toda a carga luminosa de um smartphone perto da cama. Ou seja, você pode deixar o celular na sala e fazer de seu quarto um local realmente repleto de paz e harmonia, ótimo para começar a rotina realmente revigorado.

Para atrair boas vibrações

1608150057624205 captura de tela 2020 12 16 a s 18.20.32

1. VIBRADOR INTT SATISFYER SWEET TREAT: Sex toy discreto para massagear o clitóris em quatro ritmos e três velocidades.

2. LUNA 3, FOREO: Escova de limpeza e massageador sônico programado via smartphone.

 

1608150172594769 captura de tela 2020 12 16 a s 18.20.41

3. HYDRASONIC PRO, CURAPROX BRASIL: Escova sônica para higienização oral.

4. MI SMART BAND 5, XIAOMI: Smartband com alarme vibratório.

Tags

gadgets

posts relacionados

posts recomendados