Beleza

Como escolher o melhor xampu para seu cabelo no verão

Um guia completo de cuidados, práticas e a escolha do produto ideal para a estação mais ensolarada do ano!
Reading time 5 minutes
(Foto: Alessio Cesario/Pexels)

Com as temperaturas cada vez mais altas, já podemos sentir o impacto do verão em nossos looks, pele e cabelos. É nessa temporada em que os fios sofrem maior dano por conta dos raios solares, em que aproveitamos dias longos na piscina e até mesmo com mergulhos no mar e, inegavelmente, tudo isso impacta na saúde e beleza do cabelo. Assim, a escolha do xampu correto é o primeiro passo para abrandar essas questões, limpando da forma correta os fios e o couro cabeludo. Confira e desvende cuidados práticos para o dia a dia.

1605800909758736 pexels alexander stemplewski 2906663
(Foto: Alexander Stemplewski/Pexels)

Com que frequência lavar o cabelo?

Entre mitos e verdades sobre a lavagem do cabelo, uma das várias regras que já ouvimos é a de que lavar diariamente faz mal para os fios. De acordo com a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e CEO da Mezzo Dermocosméticos, a questão é lavar de acordo com sua própria necessidade. “Essa questão de que faz mal ou encharca o couro cabeludo se lavar o cabelo todo dia é mito, isso não existe. O ideal é lavar com a água morna para fria que deixa as cutículas dos fios fechadas, mantendo o brilho”.

 

Como cuidar do couro cabeludo nessa época?

Para cuidar da saúde do couro cabeludo durante essa fase,Joyce aponta a necessidade de manter o equilíbrio do pH e da microbiota da região, buscando produtos que tenham este propósito. “Minerais, ceramidas e aminoácidos também são super importantes para o fortalecimento capilar”, explica. “Também indico pelo menos uma vez na semana aplicar um Peeling Capilar com ação Prebiótica para limpar o couro cabeludo e fios, que ainda atua no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo”.

 

Mas isso não é tudo. Ao se expor ao sol, a Dra. relembra a importância de aplicar um protetor solar nos cabelos: “Ele vai proteger os fios dos danos solares, como perda de força e brilho, e também proteger o couro cabeludo que pode até mesmo sofrer queimaduras”.

 

 

Como escolher o xampu ideal?

A escolha do xampu ideal pode parecer um grande desafio, com tantas opções inovadoras e tecnológicas no mercado, mas isso pode ser facilmente resolvido. “De uma forma geral indico buscar uma formulação limpa, que higienize fios e couro cabeludo sem agressão, com um conceito 5 free: livre de parabenos, corante, sal, conservante e álcool”, explica Rodrigues. 

 

“Procurar uma fórmula inteligente que não deposite resíduos no couro cabeludo e fios também é recomendado, e uma super dica: dê atenção para as formulações que atuem no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo, cuida da saúde dele e consequentemente você terá fios fortes e incríveis”.

 

Tipos de cabelo x Melhores tipos de xampu

Quando se trata de tipos de cabelo, cada um tem particularidades. Joyce explica que, para cabelos oleosos, ela indica buscar um xampu mais adstringente, normalmente os mais transparentes. Já para mulheres com cabelos crespos, “recomendo esfoliar o couro cabeludo com um peeling capilar, que irá prevenir doenças como caspa, muito comuns devido a umidade que pode ser gerada nas raízes destes cabelos e uma fórmula mais hidratante para as pontas, para conferir mais maciez”.

 

Práticas para o dia a dia

De acordo com Joyce, uma dica preciosa é adotar um peeling capilar com ação prebiótica para manter o equilíbrio da microbiota. Mas, além disso, maus hábitos como dormir com o cabelo molhado ou prender os fios enquanto ainda estão úmidos podem ter grandes consequências para os fios. “O couro cabeludo úmido é um local ideal para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios”.

 

Tags

cabelos
verao-2021

posts relacionados

posts recomendados