Beauty expert da Shiseido dá dicas de cuidados com o sol
Beleza

Como cuidar da pele no verão

Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido, fala sobre os cuidados com a pele no verão.
Reading time 4 minutes

O desafio de manter a pele bonita e saudável fica ainda mais complexo no verão, quando ficamos diretamente expostos ao sol nas praias, piscina ou mesmo ao ar livre nas cidades. Nessa época, surgem muitas dúvidas em relação aos cuidados com a pele – que tipo de maquiagem é mais indicado para o sol? Quais as diferenças entre os protetores solares? 

Pensando nisso, falamos com Fernanda Farias, que trabalha há 16 anos na Shiseido e há três atua como beauty expert da marca. Na entrevista a seguir, ela dá boas dicas de como cuidar da beleza no sol. 

 

Quais as diferenças entre o protetor solar físico e o químico?

Fatores físicos formam uma barreira na pele, refletindo os raios solares. É inorgânico e tem minerais em sua composição que bloqueiam a chegada da radiação solar até a pele, evitando danos.

Fatores químicos são geralmente formulados com substâncias orgânicas, que absorvem a radiação ultravioleta, degradando-a e impedindo que atinja as células da pele. Devido à composição química, sua textura é normalmente mais densa e pesada, principalmente se o fator de proteção for alto.

Por não conter agentes químicos, o protetor físico é menos oleoso e poder ser usado por pessoas alérgicas ou com alta sensibilidade, já que não é absorvido pela pele, mas cria um escudo de proteção externa.

Quais são os momentos do dia mais indicados para a aplicação do protetor? 

O protetor solar deve ser aplicado nas primeiras horas do dia, e deve fazer parte da rotina diária. A reaplicação é necessária de 3 em 3 horas, independentemente se estiver nublado ou ensolarado, e também diante da luz fluorescente e de computadores, por exemplo.

Beleza

O protetor influencia no bronzeado?

O protetor solar é um aliado do bronzeado bonito, uma vez que sua ação bloqueia a penetração dos raios ultravioletas, que liberam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Com seu uso contínuo, a pele ganha cor de maneira gradual e uniforme, enquanto o bronze sem proteção ganha um tom irregular, com manchas, vermelhidão e irritação.

Existe algum tipo de base mais indicado para usar por cima do protetor solar? O produto pode bloquear o efeito do protetor?

Não existe um único tipo de base ou maquiagem mais adequados para passar por cima do protetor solar, até porque essa escolha depende do tipo de pele, cobertura e acabamentos desejados. No entanto, para os dias mais quentes, o ideal é investir no uso de bases solares (que aliam cobertura e proteção em um único produto), como a UV Protective Compact Foundation, da Shiseido, mantendo o visual intocável por mais tempo. 

O uso do protetor deve ser o último passo da rotina de beleza, por cima dele deve-se usar apenas a maquiagem. Atualmente, não há nenhum produto que elimine o efeito do protetor solar.

posts relacionados

posts recomendados