Beleza

Hair is the new skin: Novos rituais e tratamentos para os cabelos

Novos rituais, tratamentos específicos e protocolos de bem-estar: o cabelo ganha importância em nossas rotinas de beleza e finalmente está sendo celebrado pela indústria de cosméticos
Reading time 6 minutes
(Foto: Leo Faria/L'Officiel Brasil)

E se prestarmos tanta atenção no nosso cabelo quanto na nossa pele? Os gurus do cabelo estão realmente preocupados com a diferença no tratamento entre o cabelo e a epiderme. A causa desse desequilíbrio? “Falta de educação e pedagogia”, diz Rossano Ferretti, cabeleireiro e embaixador da Coty Professional Beauty. “O cabelo é para mim o acessório de beleza número um e é essencial ensinar às mulheres como levar suas rotinas de pele em seus fios.”

 

A constatação amplamente compartilhada por Caroline Greyl, à frente da empresa fundada por sua mãe, Leonor Greyl: “A crença da minha mãe? Cuidar do seu cabelo, assim como do seu rosto, com tratamentos constantes e visitas regulares a especialistas em beleza capilar”. 

 

Sinal dos tempos, algumas marcas com foco no haircare se multiplicam e são cada vez mais populares: a Sisley inova com sua linha Hair Rituel by Sisley, as texturas viciantes, enquanto cada um dos produtos Ouai, da hairstylist Jen Atkin, é um evento nas redes sociais antes de chegar às prateleiras da Sephora. Como essa renovação do cuidado do cabelo é traduzida? Alguns novos reflexos a adotar.

VIGIA PERFUMADA


O que é mais sexy do que um cabelo delicadamente perfumado? Práticas para transportar, essas fragrâncias portáteis eliminam os odores do tabaco, alimentos ou causados pela poluição. O destaque desses perfumes de nova geração? Texturas em forma de bruma que embelezam a fibra capilar sem pesar ou secar.

CONCENTRE-SE NO COURO CABELUDO

 

Os dias do trio xampu, condicionador e máscara acabaram. As novas atenções em torno do cabelo resultam em tantos gestos para serem incluídos em nossas rotinas diárias. Pré-requisito para um cabelo saudável, ainda que negligenciado por muito tempo, o couro cabeludo é agora tratado em profundidade através de cuidados específicos, requer esfoliações regulares para superar os resíduos seborreicos, mas também  loções e banhos calmantes, que limitam os efeitos nocivos do estresse devido ao estilo de vida urbano.

SPAS DE CABELO

Os salões já não se satisfazem com uma decoração discreta e uma grande estrela das tesouradas renomada, mas tornam-se verdadeiros templos de beleza capilar, como o último lugar inaugurado por Delphine Courteille: um belo espaço de 120 m2 na Saint-Honoré. No interior, os tons rosa e verde floresta se encontram, móveis de Pierre Paulin e Gournay e papéis de parede projetados por Kate Moss, entre outros. Longe de se limitar à cor e ao corte, esse local acolhedor oferece uma ampla gama de protocolos capilares ultrainovadores: um spa capilar para cabelos estressados, tratamento com ultrassom direto do Japão, óculos de terapia com luz antifadiga para usar durante o tratamento.

MASSAGENS LOCALIZADAS

 

O couro cabeludo agora se beneficia de tratamentos feitos sob medida. Os spas mais renomados se focam na massagem craniana, concentrada em uma áreachave rica em meridianos que estão apenas esperando para serem estimulados. Trata-se de uma obrigação para um cabelo resplandecente, como indicado por Caroline Greyl: “A massagem estimula a circulação sanguínea e revitaliza o cabelo, trazendo assim mais brilho e vitalidade”.

Novo protocolo inspirado pelas técnicas da medicina tradicional chinesa, a massagem da cabeça de Yang Ju, da Maison du Tui Na, é completa: com uma série de pressões nas têmporas, no topo da cabeça e no rosto, esse tratamento desata os tecidos congestionados e traz um impulso benéfico para a circulação de sangue e energia. Após as sessões, encontramos um sono melhor, uma diminuição significativa das enxaquecas e um cabelo mais resistente e radiante.

DE ACORDO COM AS SESSÕES, O VERÃO INDIANO

 

Quem não sonhava em prolongar o brilho de seus cabelos ao longo da primavera? Agora é possível graças ao cuidado da brilhante Marisol, especialista em cabelos e fundadora do salão que leva seu nome. Uma desintoxicação expressa para o uso de cabelos loiros, seu novo duo orgânico e vegano, apelidado de Plein Soleil, dá aos nossos fios seu brilho com aspecto sunkissed, o brilho absoluto dos coloristas: um verdadeiro coquetel de purificação com óleos vegetais, o xampu livra a fibra capilar de traços de poluição e silicone, protegendo-o dos radicais livres, enquanto o soro contém ácidos graxos essenciais para hidratar duradouramente o cabelo, sem sobrecarregá-lo. Dois novos fundamentos para testar em casa, ou durante um tratamento no Studio Marisol, um ambiente elegante no Marais. 
 

posts relacionados

posts recomendados