Beleza

Hairstylist de Luiza Brunet e Sharon Menezes ensina a cuidar dos fios neste inverno

Entenda as dicas e principais cuidados para manter os cabelos saudáveis nesta próxima temporada fria com um dos hair masters do Rio de Janeiro.
Reading time 4 minutes
Foto: Reprodução Instagram @luizabrunet

O inverno se aproxima e com ele a necessidade de cuidar ainda mais de nossa beleza, principalmente da nossa pele e das madeixas que neste período tendem a ficar ressecadas a partir do uso excessivo, por exemplo, do secador, dentre outros motivos. Pensando nisso, listamos aqui as principais dicas oferecidas por Tiago Parente para a temporada de frio que merece atenção redobrada.

O cabeleireiro e visagista de Luiza Brunet, Juliana Paes, Maju Coutinho, Sheron Menezzes, Carol Castro, Giselle e Michelle Batista, Leandra Leal, Gloria Maria e Ana Paula Araújo compartilhou com a L'Officiel os truques e cuidados essenciais com os fios para os próximos meses. Anote e cuide-se você também: 

 

  1. A saúde do fio começa no couro cabeludo. Muita gente esquece que estamos falando de pele e, portanto, é preciso tratá-lo. Boa parte das pessoas costuma relatar que sente o cabelo mais seco, opaco e sem movimento nesta época em que as temperaturas ficam mais baixas. Para evitar esse quadro e hidratar os fios nesta época, portanto, é importante adaptar a rotina de cuidados com os cabelos. Fazer uma boa limpeza no couro cabeludo para desobstruir os poros e retirar todo o resíduo de produto químico, como alisamento, escova e outros produtos, que ficam ali acumulados, é uma ótima ideia. Além disso, devemos buscar evitar os banhos muito quentes (apesar de serem nossos fiéis companheiros nos dias mais gelados), a fim de não deixar o couro cabeludo ainda mais seco e áspero.

  1. Jamais prenda os cabelos ainda molhados, porque isso os deixa mais elásticos e mais flexíveis e, ao criar esta tração e alongamento do fio, a tendência é fazê-lo quebrar na hora de secar. Além disso, opte por prendedores macios e sem metal e prefira sempre as escovas de cerdas largas, penteando a partir das pontas em direção à raiz.

  1. Jamais durma com os fios úmidos, a fim de evitar a proliferação de fungos e doenças do couro cabeludo como a dermatite seborreica e caspa, além de um resfriado, claro. Ao secá-los, porém, evite encostar o secador na escova, porque o vapor queima a fibra capilar e o fio. Algo importante é investir em um ótimo protetor térmico e em um bom leave-in para selar a cutícula dos fios, realçar o brilho e finalizar as madeixas após o banho. Ao longo desta temporada de outono-inverno, produtos desse gênero com a consistência de óleo ajudam a hidratar os fios e mantê-los radiantes, brilhantes.

4. O frizz é sinônimo de que os fios precisam ser nutridos e hidratados para obterem efeito mais sedoso.  Durante o inverno, época em que o quadro torna-se ainda mais recorrente, aposte em linhas capilares que, além de limparem os fios, nutrem e protegem a fibra capilar.

  1. Nos dias de inverno, mais frios e repletos de vento, as mulheres costumam usar e abusar do secador. Para que este hábito não prejudique a saúde e a qualidade dos fios, é necessário aplicar um bom protetor térmico em todo o comprimento. Disponíveis no mercado, alguns protegem os fios quando aquecidos até 230 graus. Além de evitar o contato do secador com a escova (lembra da dica lá em cima?), para aquelas que usam o babyliss, vale lembrar que devem ser rapidamente passados no fio, ou seja, com o menor tempo de contato possível.

posts relacionados

posts recomendados