Beleza

Nasce uma fragrância

Thierry Wasser, perfumista da Guerlain, revela o passo a passo da criação de um perfume e fala sobre o universo das fragrâncias
Reading time 5 minutes

Thierry Wasser é perfumista da Guerlain há anos, fato raro em uma época em que as marcas costumam encomendar suas fórmulas em casas de fragrâncias. Um ponto fora da curva, o expert gosta de escolher seus ingredientes pessoalmente e, as vezes, até participa da colheita das flores que vai usar mais tarde - tudo para garantir que sua criação toque o coração da mulher, como ele mesmo gosta de falar.

Em entrevista exclusiva, Thierry nos revela os segredos de seu trabalho e dá uma verdadeira aula de perfumaria. 

 

Como é o processo de criação de uma nova fragrância?

Eu acho que cada processo é diferente. Não há regras quando se trata de criar perfumes, além do que, é necessário quase um ano para desenvolver um novo aroma. O único conselho que eu sigo é um que Jacques Guerlain me deu anos atrás: "Um perfume de sucesso é aquele em que a fragrância corresponde ao sonho inicial".

 

Você tem uma criação preferida?

Eu amo todos os meus 'filhos', é claro, mas tenho um carinho especial por Idylle. Idylle foi a primeira fragrância que criei quando virei perfumista exclusivo da Guerlain em 2008. Para mim é uma declaração de amor genuína à maison, eu queria mostrar ao mundo inteiro como eu estava feliz e animado quando eu entrei aqui - e acho que dá para sentir este cheiro de amor e felicidade no Idylle.


 

Quais são os seus ingredientes favoritos?

Minha combinação preferida é a de flores brancas com vanilla. Mas o meu ingrediente favorito é a rosa búlgara - sem dúvidas! Eu a amo, sinto o aroma e até a como! Esse tipo de rosa sempre esteve no meu coração. Eu posso dizer que há um vínculo especial entre as rosas e eu. 

 

E qual é a parte que você mais gosta dentro do processo de criação e produção de um perfume?

Com certeza é a busca for matérias-primas. Eu viajo por todo o mundo para encontrar novos aromas, novos produtores... Na verdade, um terço do meu tempo eu gasto viajando. Isso me levou à India, Tunísia, Madagascar... 

 

Você tem alguma história curiosa sobre essas viagens?

É sempre uma aventura! Eu conheço a população local, descubro o seu lifestyle e passo muito tempo com as pessoas. As vezes, eu me torno até amigo delas! É uma superfonte de inspiração para futuras criações.


 

 

Como você escolhe as características de um novo perfume?

O processo muda todas as vezes. Cada história por trás de um novo perfume é diferente. De qualquer jeito, eles devem ser originais, audaciosos e únicos - têm que contar uma história que nunca foi contada. E é claro, temos sempre qe garantir que os materiais usados sejam os de melhor qualidade.

 

Você cria pensando em agradar um determinado perfil de mulheres? Como funciona essa questão de target e aceitação?

Para falar a verdade, eu não penso muito nessa questão dos grupos. Para mim, o mais importante é criar algo com todo o meu coração. Dou todas as minhas emoções e espírito durante o processo. 

 

Que tipo de fragrância você acha que funciona melhor com cada mulher?

Isso talvez soe um pouco clichê, mas fragrâncias frescas e florais para loiras e as de âmbar e com notas orientais para as morenas. Mas, mais uma vez, não há regas quando se trata de perfumaria. 

 

Como as tendências funcionam no universo da perfumaria?

Eu não sei. Atualmente, parece que a tendência surge depois que o produto já está há um tempo no mercado...

 

Como você se sente como perfumista oficial da Guerlain?

Para mim é uma honra ser o quinto perfumista de uma casa tão cheia de prestígio. Jean-Paul Guerlain me ensinou tantas coisas quando eu entrei aqui. Trabalhar para essa marca é o sonho de todos os perfumistas deste mundo. A Guerlain é uma das mais antigas casas de fragrâncias do mundo, fundada em 1828. Desde essa data, já foram criados mais de 1100 aromas! É uma junção de uma história fascinante com grandes fórmulas e ingredientes. Somos, provavelmente, a única maison que produz e manufatura tudo o que fazemos.

 

 

posts relacionados

posts recomendados