Beleza

Os segredos da transformação de Olivia Colman e Helena Bonham Carter para The Crown

Ansiosos para a 3a temporada? Confira entrevista exclusiva com Cate Hall, make up and hair design da série
Reading time 6 minutes
(Fotos: Divulgação)

"The Crown" está de volta! A série de Peter Morgan, que aborda a vida da Rainha Elizabeth II, volta dia 17 de novembro na Netflix, com muitas novidades - principalmente as mudanças no elenco. Claire Foy, que fazia Elizabeth nos seus primeiros anos como a monarca, deixa o posto para Olivia Colman, atriz que concorre ao Emmy 2019 por seu papel na comédia "Fleabag", criada por Phoebe Waller-Bridge. 

 

Na terceira temporada, focada no período que vai de 1964 a 1977, a rainha Elizabeth (Olivia Colman) e sua família lutam para enfrentar os desafios de uma Grã-Bretanha em rápida mudança. Da paranóia da guerra fria, ao jet-set e à era espacial - a exuberância da década de 1960 e a longa ressaca da década de 1970 - Elizabeth e a realeza precisam se adaptar a um mundo novo, mais liberado, mas também mais turbulento. 

 

O que impressiona são os looks e semelhanças de Olivia Colman com a rainha Elizabeth, além de Helena Bonham Carter como a princesa Margaret. Para descobrir os segredos por trás dessas transformações, conversamos com Cate Hall, make up and hair design da série, que conta com exclusividade para a L'Officiel em entrevista a seguir. 

1572971995565322 thecrown 308 unit 01507 r
(Fotos: Divulgação)

Qual foi sua reação inicial quando você foi chamada para trabalhar nessa terceira temporada de The Crown?
 
Obviamente foi um sonho que se tornou realidade. É o tipo de coisa que eu sempre quis fazer, principalmente com referência a períodos históricos e com personagens tão reais que fizeram parte da história contemporânea britânica. Mas entrei para substituir a Ivana Primorac, que é incrível, então também sofri uma pressão e ansiedade.
 
 
E sobre a pesquisa, preparação e atenção aos detalhes para criar os looks da série? Como foi mergulhar nisso?
 
Eu sou muito minuciosa com o trabalho e sempre fui muito fã de "The Crown" justamente por isso. Então, para mim, na verdade, a pesquisa fazia parte do que sou e do que gosto de fazer. Eu tinha acabado de ter um bebê, então estava em licença de maternidade e passei quatro meses trabalhando meio período. A pesquisa era feita enquanto amamentava a noite toda, então foi uma espécie de loucura no mundo do The Crown [risos]. 
 
 
E, especificamente com o trabalho de Olivia para se tornar a rainha em um visual tão marcante... Você pode nos contar como foi isso?
 

O elemento mais icônico que conhecemos da rainha é o formato do cabelo, que não muda há sessenta anos. Então, o mais importante foi estabelecer o formato do cabelo para a década de 1960. A peruca contém, pelo menos, três ou quatro cores diferentes de cabelo humano real, feitas pelo Alex Rouse. Tivemos que tirar muito peso do cabelo para dar uma espécie de leveza em relação ao período anterior, porque parte da realização do personagem não é apenas o tipo óbvio imediato, é a rainha, mas é como a rainha se portava de 1964 a 1977 com o mínimo de artifícios fake possível. 

1572972630505887 thecrown 306 unit 01010 r
(Fotos: Divulgação)

Agora, falando sobre as perucas e a variedade delas. São perucas diferentes usadas para ocasiões diferentes, mesmo para o mesmo personagem, ou são as mesmas?
 

Temos perucas repetidas para todos os personagens principais, porque dependemos muito da programação do dia. Às vezes a cena tem chuva, e a peruca é molhada. Para recuperá-la leva tempo então temos sempre algumas extra.


 
E aproximadamente quantas perucas você diria que vocês usaram para essa terceira temporada?

Fiz as contas aqui e acho que foram cerca de 47 [risos]. Sim! E isso inclui perucas repetidas e perucas parciais para termos de backup. 
 
 
E sobre a princesa Margaret, como você criou seu cabelo e estilo dela em comparação com Elizabeth?

Seus cabelos e maquiagem realmente se relacionam muito bem com a narrativa em termos de seus personagens. Elizabeth tem tudo a ver com consistência, mesmice e confiabilidade e, basicamente, seu penteado realmente não muda; é muito sutil o tipo de desenvolvimento e alteração. Enquanto Margaret estava na moda, ela seguia as artes e a cultura, e trocava o penteado regularmente e a maquiagem. Então, fomos capazes de abordar o personagem de Helena com um pouco mais de versatilidade e um pouco mais de variedade.

1572972671323144 thecrown 304 unit 00076 r
(Fotos: Divulgação)

E como foi para você trabalhar com Olivia Colman e criar essa nova Elizabeth?

Mágico! Olivia é extremamente instintiva em sua atuação e tinha absoluta confiança no meu trabalho, não era de dar muitos pitacos. Para Olivia, parece que é muito valioso esse momento da maquiagem e do cabelo como um processo pra ela ir entrando no personagem. 
 


E Helena Bonham Carter também era assim?

Não. Helena é uma atriz muito diferente. E é interessante porque é fascinante, é um dos privilégios únicos de nosso papel: assistir atores se transformarem em seus personagens. Helena tinha muitas opiniões e idéias de coisas para experimentar porque ela é assim ela ama se envolver em tudo. Margaret passa por muita coisa nessa época e Helena estava animada para se transformar, testar lentes de contato, testar perucas diferentes... 


 
Tem alguma maquiagem, cabelo ou transformação em geral que você se orgulha mais dessa terceira temporada? 

Hum... vários! Mas estou realmente orgulhosa de como a Olivia envelheceu muito sutilmente do começo ao fim da temporada. De repente ela é essa rainha muito mais madura na década de 1970 e foi naturalmente e não de um episódio para o outro.
 
 

1572972679504604 thecrown 302 unit 02946 r
(Fotos: Divulgação)
1572972685089950 thecrown 301 unit 00225 r
(Fotos: Divulgação)

posts relacionados

posts recomendados