Beleza

Primeiros fios brancos, o que fazer?

Tudo sobre os fatídicos cabelos brancos.
Reading time 4 minutes

Não é regra, mas é muito comum que por volta dos 30 anos comecem a surgir os inconvenientes fios brancos. Porém, outros fatores como a genética e o estress também podem ocasionar o surgimento deles.

Você sabia que quando estamos muito estressadas nosso corpo tem uma baixa de melanina? A melanina é responsável pela pigmentação dos fios, ou seja, é responsável por deixar nossos cabelos com a cor deles. Se você está muito estressada, procure alguma atividade para relaxar.

Cuidados especiais

Em entrevista exclusiva para a L'Officiel, a top colorista Joana Prudente, revelou segredos e cuidados que vão te ajudar na hora que surgirem os "indesejados".

Os cabelos brancos merecem atenção e cuidado especial. Por terem uma textura diferente, os fios despigmentados pedem mais tratamento como hidratações e restaurações da fibra.

Além da diferença em sua coloração, eles apresentam uma textura mais frágil que os pigmentados. Desta forma, sofrem com o ressecamento e quebram com mais facilidade e parecem mais arrepiados.

O que ocorre é que eles apresentam uma menor maleabilidade e tendem a ser mais grossos que os fios com pigmento. Nos cabelos brancos, as agressões externas abrem as cutículas da fibra capilar com mais facilidade, comprometendo sua estrutura.

No lugar dos pigmentos, se instalam bolhas de ar. Com a maior facilidade de absorver umidade do meio externo, os fios ficam arrepiados. Se eles estão ressacados, tentam absorver a umidade do ambiente, o que resulta no frizz.

 

Hidratação previne o frizz, mas um profissional deve orientar o tratamento adequado.

Para prevenir os incômodos fios arrepiados, é fundamental manter os cabelos hidratados. Dê preferencia à máscaras de tratamento capazes de fechar as escamas da fibra capilar e equilibrar o pH dos fios.

 Use secador, chapinha e babyliss com moderação pois eles agridem o cabelo e nunca deixe de usar protetor térmico para protegê-los.

Métodos para camuflar os fios brancos

 

Se você não gosta de ter nenhum fio branco, procure um colorista profissional qualificado, para escolher o melhor método pra seu tipo de cabelo ( tinta, tonalizante ou henna) e converse com ele para tirar todas as suas dúvidas.

 

Joana Prudente indica para os primeiros fios, fazer mechas invertidas, isto é, cor escura no cabelo branco, assim você não fica escrava do salão. Pode ser usado tanto tonalizante quanto tinta, vai depender do seu tipo de cabelo, como é a resistência dele.

Entretanto, se houver uma quantidade grande de cabelos brancos, não tem jeito, é necessário a aplicação global da tintura, na cabeça toda. Para um acabamento mais natural com luminosidade a colorista indica o tonalizante, pois este cobre até 70 % dos brancos, mantendo uma nuance mais clara. Já a tinta cobre 100 %, gerando apenas uma cor ao cabelo.

Na primeira aplicação, é importante saber o tom certo do seu cabelo, muitas vezes a cor da sobrencelha é a mesma do cabelo. Procure um colorista qualificado para ajudar você a encontrar seu tom de cabelo para a coloração ficar natural.

Hidrate sempre o cabelo colorido, pois o desbotamento pode ocorrer em 15 dias após a aplicação, quando ele está bem cuidado, esse tempo tende a se estender, assim demora mais para o novo retoque!

 

Agora se você tem vontade de assumir os fios brancos, também é necessário alguns cuidados para eles ficarem brilhantes. O cabelo branco oxida, sendo assim, ele tende a ficar amarelado, para mantê-los bonitos, Joana Prudente, indica usar o Shampoo Silver, linha específica para cabelos brancos, para deixa-los brilhosos e prateados. Não esqueça, de usar condicionador após o Silver, pois muitas marcas acabam ressecando ainda mais os fios que já nascem sensibilizados.

posts relacionados

posts recomendados