Beleza

Xampu seco: tudo sobre o melhor amigo do cabelo no inverno

O poderoso spray absorve a oleosidade e dá aquele aspecto de cabelo limpo. Mas como fazer do xampu seco o seu melhor amigo no inverno?
Reading time 3 minutes
(Foto: Reprodução/Instagram @sofiarichie)

Ainda que pareça algo tão cotidiano, lavar o cabelo durante o inverno pode se tornar uma tarefa difícil para muitas mulheres. Com as temperaturas baixas, a sensação de fios molhados se torna bastante incômoda, o que faz com que diversas pessoas reduzam a frequência de lavagem e assumam os clássicos “bad hair day”, com o cabelo sem volume e oleoso. Não é à toa que o xampu seco pode se tornar o melhor amigo dos fios durante a estação, oferecendo uma opção tranquila para quem deseja elevar o visual rapidamente.

O produto se torna o aliado ideal para conseguir uma aparência bonita para os fios, por reduzir a oleosidade e dar uma forma mais solta e leve para o cabelo. Entretanto, ainda que o xampu seco deixe a estética dos fios linda, vale ressaltar que ele não substitui as lavagens com água que são essenciais para limpar o couro cabeludo. “O xampu a seco possui amido de alumínio octenilsuccinato em sua composição e é este ingrediente que faz com que o produto absorva a gordura capilar, melhorando a aparência, mas não limpando o couro cabeludo”, explica Rudi Werner, do Werner Coiffeur. 

 

Criado a partir do uso de amido (que pode ser o de milho, alumínio ou até mesmo de arroz), o xampu seco pode parecer um novo item para muitas, mas sua trajetória já levou muitos anos. Segundo a Toni & Guy Academy of Hairdressing, a história desse produto se iniciou na Ásia, no século 15, com o uso de argila nos fios.

De lá para cá o produto foi sendo aperfeiçoado e passou por diversas etapas na história. O shampoo a seco, semelhante ao que usamos, surgiu no século 19 na Inglaterra. Incluía grama triturada e sabão em pó. A invenção fez sucesso e se espalhou por toda a Europa. Você imaginaria que o produto já tivesse uma história tão longa?

 

Para não exagerar e criar um efeito de "overdose", os experts indicam o uso do xampu seco apenas uma ou duas vezes na semana, sempre entre lavagens. Para minimizar danos, escolha um produto com o máximo de ingredientes naturais possível, com formulações especiais que se adapta ao seu tipo de cabelo – seja no formato de pó, creme ou spray. 

 

 

Tags

cabelo
inverno

posts relacionados

posts recomendados