Cultura

10 ensinamentos de vida por Fernanda Young

Inspire-se com esta artista brilhante e gênia questionadora que tinha muito a falar e nos ensinar.
Reading time 6 minutes
Foto: Reprodução Instagram @fernandayoung

Quem teve o prazer de acompanhar de perto o trabalho e humor únicos de Fernanda Young sabe: perdemos neste domingo, 25/08, um grande ser humano e também uma grande escritora, roteirista, atriz e apresentadora.

Vítma de uma crise de asma seguida por parada cardíaca, aos 49 anos ela deixou para a história brasileira a marca de sua personalidade peculiar única, bem como diversas séries, programas de TV, filmes e livros que jamais serão esquecidos. 

Dentre eles está, por exemplo, o programa humorístico 'Os Normais', talvez o maior sucesso de sua carreira como roteirista; A série 'Macho Man' de vanguarda com a sexualidade em transição como seu tema principal, bem como 'Minha Nada Mole Vida', sucesso absoluto de público, apenas para citar três dos dezesseis trabalhos de roteiro que deixou para a cultura da TV do país. 

Já como apresentadora e atriz, seu papel fora fundamental para a primeira formação do famoso quadro do GNT, 'Saia Justa', onde ao lado de Marisa Orth, Rita lee e Mônica Waldvoguel discutia questões cotidianas com seu tom crítico necessário. Mais tarde, ganhou a série própria 'Irritando Fernanda Young', bem como participou da série 'Surtadas na Yoga', também apenas para mencionar alguns dos 10 programas dos quais participou nos últimos anos. 

Sobre os livros que escreveu, 'Vergonha dos Pés'  (1996) foi a primeira das quatorze obras que se dedicou ao longo da vida.  

Fernanda Maria Young de Carvalho Machado é tida como uma poeta, uma artista brilhante, uma gênia questionadora que trazia a leveza e o cômico para questões da sociedade que mereciam atenção e reflexão.  

Abaixo, inspire-se com alguns de seus ensinamentos:

"Seja simples. Seja algo que você ama e entende. Esqueça o resto, tudo o que você precisa está na sua alma e no seu coração."

"Acho sim, que, às vezes, dou trabalho. Mas é como ter um Rolls Royce: se você não quiser ter que pagar o preço da manutenção, mude para um Passat."

"O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente."

"E, mesmo assim, estarei sempre pronta para esquecer aqueles que me levaram a um abismo. E mais uma vez amarei. E mais uma vez direi que nunca amei tanto em toda a minha vida."

"A vida é linda. Mas a lindeza do lindo do mais lindo que há no lindíssimo é um saco. Um pouco de calma e autocrítica nunca fez mal a ninguém."

"Ser mediocre é viver na zona franca da existência."

 

 

"Ora, tristeza, tente ao menos ser mais leve. Quero de volta meus discos de dance music, que você tirou da prateleira. E minhas roupas estampadas, que sumiram do meu armário depois que você se instalou aqui. Por favor, não tente entrar em contato comigo com as velhas razões de sempre. Não é a fria lógica dos seus argumentos que irá guiar meu coração daqui por diante. Quero ver a vida por outros olhos, que não os seus. Quero beber por outros motivos, que não afogar você dentro de mim. Cansei da sua falta de senso de humor, do seu excesso de zelo. Vá resolver suas carências em outro endereço."

"A verdade é que, enquanto você estiver assim, nessa interminável agonia, esperando notícias que nunca chegam, vai deixar passar várias possibilidades interessantes ao seu redor. Claro, ninguém se compara a quem você aguarda, mas quem você aguarda não está disponível no momento. Poderá, inclusive, nunca estar, apesar de tudo o que foi dito naquele dia. Pessoas que somem não são confiáveis."

"É preciso ter tristeza. Tristeza não é ruim. Quase todo mundo só quer escutar musiquinhas alegres, ir dançar em lugares barulhentos, ficar falando o tempo inteiro. Porque eles tem medo da tristeza. Mas não é a tristeza que mata."

 

 

"Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem. É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso. É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras. Evitar sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva, e as mágoas que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los. É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados. E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las."

posts relacionados

posts recomendados