Cultura

Carta íntima de Jacqueline Kennedy é recuperada por curadores

Um documento com três páginas escritas à mão pela ex-primeira dama ao marido demonstra um lado raramente mostrado por ela publicamente.
Reading time 3 minutes

“Com todo meu amor, Jackie”: assim foi batizada a carta escrita por Jacqueline Kennedy ao marido recuperada esta semana por curadores do Kennedy Library Foundation. A assinatura era como a ex-primeira dama costumava terminar suas cartas.

O documento recuperado, segundo o instituto, foi escrito quando John F. Kennedy ainda era senador e demonstra informações íntimas de seu casamento, na época de apenas cinco anos. Ali, a em geral reservada Jackie abre seu coração sobre pensamentos e momentos íntimos do casal, já em crise.

 

1579292542799715 jackieonassis10
Foto: Getty Images

Os trechos expostos pelos curadores demonstram a insatisfação por parte da esposa do ex-presidente com suas constantes viagens; a maneira reservada de Jackie que admite ter dificuldade em se comunicar com o próprio marido; seus questionamentos sobre o casamento já atingido pela infidelidade de John; a sua contemplação e ponderação a respeito de uma separação, ao mesmo tempo que a sensação de que, como muito comum na época, preferia mantê-lo a fim de salvar a família; e também momentos de felicidade e celebração, como por exemplo o nascimento de sua primeira filha, Caroline Bouvier Kennedy, a primogênita que nasceu depois da perda de alguns bebês.

A recuperação da sofrida carta foi muito comemorada pelo instituto Kennedy, que optou por não disponibilizá-la de forma pública em um museu, mas guardar em seus arquivos a fim de preservá-la. Em nota, a fundação explicou: “Assim estará guardada e protegida”.

 

1579292691578821 jackie7
Foto: Getty Images
1579292703245877 jackie6
Foto: Getty Images
1579292710814957 jackie4
Foto: Getty Images

Abaixo, veja alguns dos principais trechos do documento:  

A carta começa com “Mais querido Jack” e termina com “Com todo meu amor, Jackie”

“Você é um marido atípico, cada vez mais, de uma maneira ou outra desde que nos casamos, então não deveria ficar tão surpreso de ter uma esposa atípica.”

“É difícil para mim me expressar, algo que você faz tão bem.”

“Eu sei que todos dizem que casais nunca devem se separar – e você se afasta com a frequência –  mas eu acho que é bom quando nos afastamos e nos damos conta de tanta coisa”

“Nós somos muito diferentes, mas eu estava pensando sobre essa viagem, e toda vez que estivemos longe você me pediu para não analisar tanto nosso relacionamento (...) Eu não estou fazendo isso, porque ninguém pondera algo do que faz parte.”

“Cada um de nós seria muito solitário com pessoas normais. Não posso descrever o que sinto por você, mas demonstrarei quando estiver com você e acredito que você já saiba.”

1579292740797704 jackie3
Foto: Getty Images
1579292744949923 jackieonassis1
Foto: Getty Images

posts relacionados

posts recomendados