Cultura

Mantendo tradições, Chanel cria projeto de encontros literários em Paris

Dedicado à Lou Andreas-Salomé e realizado no novo ateliê de alta-costura da maison francesa, esses encontros perpetuam a tradição literária da marca iniciada por Gabrielle Chanel.
Reading time 2 minutes

Idealizado por Virginie Viard, diretora artística de coleções de moda e Charlotte Casiraghi, embaixadora e porta-voz da maison, em torno do tema da emancipação, a Chanel cria o 'Rendez-vous Littéraire Rue Cambon' [Encontro Literário na Rue Cambon]. Esses encontros perpetuam a tradição literária da Casa iniciada por Gabrielle Chanel e continuada por Karl Lagerfeld, redescobrindo escritoras do passado e dando voz às autoras de hoje.

Dedicado à filósofa e poeta Lou Andreas-Salomé, e realizado no novo ateliê de alta-costura da Chanel, na Rue Cambon 31 - que foi todo redecorado pelo designer de interiores parisiense Jacques Grange - este encontro entre Charlotte Casiraghi e Sarah Chiche, marca a inauguração de uma série de outros eventos literários. 

 

1617145021331581 03 sarah chiche and charlotte casiraghi photo alix marnat 2 hd

Lou Andreas-Salomé personificou essa sede de liberdade. Escritora e psicanalista germano-russa, amiga de Nietzsche, amante de Rilke e discípula de Freud, ela produziu uma obra abundante e heterogênea composta por romances, contos, ensaios, cartas e uma autobiografia. Para Charlotte Casiraghi, "ela não se limitou a socializar e seduzir as maiores mentes de seu tempo, provocando fascínio e desejo, ela própria foi uma excelente oradora, mediadora, tradutora, além de teórica e escritora".

Depois de ler uma variedade de trechos selecionados da obra de Lou Andreas-Salomé, Charlotte Casiraghi e Sarah Chiche, entrevistadas pela historiadora literária Fanny Arama, desenham os contornos de uma personalidade que tanto inspira quanto obriga. Movida por um desejo primordial de emancipação, por uma busca intelectual, rigorosa e multifacetada, Lou Andreas-Salomé soube organizar sua liberdade, fazendo de sua vida uma obra e de sua obra, sua vida - assim como destaca Sarah Chiche: “escrever é o ato mais liberado, o lugar onde não há horizonte além do horizonte”.

1617145081304051 02 sarah chiche and charlotte casiraghi photo alix marnat 1 hd

Dando sequência ao projeto, a convidada para o segundo episódio foi a atriz francesa e amiga da Maison, Joana Preiss, que falou sobre seus livros e autores que a marcaram e inspiraram, tanto na vida como no seu trabalho como atriz.

 

O Rendez-vous littéraires rue Cambon, assim como todo o conteúdo criado em torno do evento, já está disponível no site oficial da Chanel.

Tags

chanel
karl-lagerfeld
gabrielle-chanel

posts relacionados

posts recomendados