Cultura

Conheça as 21 celebridades que não são sinceras no Instagram

O aplicativo divulgou uma lista com os famosos que recebem fortunas por publicações, mas não avisam aos fãs que o post é patrocinado.
Reading time 2 minutes

Mais de 200 mil posts por mês são marcados com as tags #sponsored ou #ad. Mas mesmo assim, mais de 93% dos anúncios do Instagram não são expostos. Marcas investem mais de $500 milhões em propaganda no aplicativo hoje em dia, mas o número deve girar entre 5 e 10 bilhões de dólares até 2020.

Nos Estados Unidos, a Federal Trade Comission (Comissão Federal de Comércio), começou a enviar cartas para as celebridades que não explicitaram posts patrocinados. O órgão do regulamentador tem uma cartilha de práticas para combater a propaganda velada. Segundo o Buzzfeed americano, "apenas dizer #ap ou obrigada (@marca) não é o bastante".

As cartas tem o intuito de educar os usuários a não enganarem seus seguidores. Há a distinção entre os tipos de conexão entre celebridades e marcas – isso vale não só para o uso da tag #ad em posts em que a pessoa recebeu dinheiro em troca, mas para presentes gratuitos (roupas grátis ou uma volta de jatinho) ou se a pessoa tem um contrato milionário com alguma marca (Rihanna e Puma ou Kendall Jenner e Esteé Lauder).  

Soluções pouco claras como tags ou marcações também não funcionam para o FTC, que já mandou mais de 100 cartas ao longo do ano para famosos que não usam o aplicativo segundo as regras de propaganda. Veja a seguir as últimas 21 celebridades que foram notificadas: 

posts relacionados

posts recomendados