Blog GWS inaugura espaço com programação focada em empoderamento feminino
Cultura

Um espaço criativo só para mulheres

"Toda garota tem algo incrível para mostrar pro mundo". Esse é o lema do novo endereço do blog GWS no Rio de Janeiro, que reúne cursos, palestras e workshops para mulheres.
Reading time 5 minutes

Um dos primeiros blogs brasileiros a falar abertamente sobre feminismo e empoderamento, o GWS (Girls With Style) acaba de ganhar um endereço físico, que funcionará como uma extensão da plataforma online. O Espaço Criativo GWS fica no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e será palco de cursos, palestras, workshops e reuniões organizados por mulheres e para mulheres.

A ideia, segundo as criadoras Nuta Vasconcellos e Marie Victorino, é despertar o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento profissional das garotas. Tudo com a mesma linguagem divertida e acessível que tornou o blog conhecido, transformando até os assuntos mais tabus em um papo entre amigas.

A estreia do espaço aconteceu no dia 5 de novembro, e quem inaugurou a programação foi a jornalista Luiza Brasil, com um curso sobre jornalismo de moda. Em março, a escritora Clara Averbuck também passa por lá para uma oficina de escrita criativa só para mulheres. Para saber mais sobre a nova empreitada, conversamos com Nuta e Marie:

Como e quando surgiu a ideia de criar um espaço físico para o GWS?

Desde sempre! A Nuta idealizou o GWS em 2006, quando criou uma comunidade no Orkut, e o blog nasceu em 2009, mas sempre tivemos a consciência que o espaço físico seria uma consequência natural. No começo desse ano, esse desejo cresceu, a oportunidade surgiu e falamos: “é agora”! Era só colocar a mão na massa e investir, porque o projeto de como seria já existia nas nossas cabeças há anos.

Considerando que vocês foram um dos primeiros blogs a tratar de feminismo e da moda/beleza como ferramentas de autoestima, como veem a popularização desses temas hoje em dia?

Consideramos uma faca de dois gumes. Por um lado é maravilhoso ver esse tema ganhar espaço não só nos blogs, mas também na mídia e nas marcas, principalmente de beleza e cosméticos. Mais gente falando, mais gente ouvindo, mais garotas tomando consciência do seu poder e lugar no mundo. Por outro lado, em todo discurso, encontramos o que chamamos de “surfadores de onda”. Quando um tema está em alta, esse blog ou marca se apropria do discurso, mas não tem verdade. Muitas garotas podem se frustrar e, assim, desacreditar no feminismo, no poder da autoestima e, consequentemente, nelas mesmas. O GWS fala sobre autoestima, poder da mulher e empoderamento desde 2009, quando isso não dava audiência. O tema sempre foi uma verdade nas nossas vidas.

Qual a importância do empreendedorismo para o crescimento profissional das mulheres?

Sempre falamos que as mulheres não são tão encorajadas a seguir seus sonhos como os homens são. Isso é uma realidade, só bater um papo com qualquer mulher, principalmente se ela tem irmãos ou primos próximos. Desde muito novas somos constantemente lembradas a cuidar da aparência, de ser magra, ser bonita. E mesmo quando temos um sonho profissional, percebemos que as mulheres que ocupam esses cargos também cumprem a cartilha da aparência impecável ou são duramente criticadas e não conseguem tantas oportunidades. Aceitam salários menores por falta de escolha e ainda lidam com um sexismo enorme nas empresas. Acreditamos que o empreendedorismo é o grito de liberdade da mulher. O poder é dela, a voz é dela, ela dá as cartas.

Acreditamos que o empreendedorismo é o grito de liberdade da mulher. O poder é dela, a voz é dela, ela dá as cartas.

Podem contar um pouco da programação que vem por aí?

Estamos super felizes de começar com o pé direito com a Luiza! Mas esse ano ainda tem muita coisa legal. Uma novidade é que a LUSH mergulhou nesse projeto com o GWS! Toda garota que participar dos nossos eventos vai ganhar um produto da marca. Além dos cursos pagos, vamos fazer algumas oficinas gratuitas e com preços simbólicos, como o workshop “Chá de autoestima”. Acreditamos que sem autoestima, sem acreditar nela mesma, nenhuma mulher consegue ser bem sucedida profissionalmente. Por isso é tão importante falar sobre isso quando queremos formar mulheres empreendedoras. O lema do GWS é que toda garota tem algo incrível para mostrar pro mundo.

posts relacionados

posts recomendados