Cultura

Quem não usou fascinator e mais quebras de protocolo no casamento real

Tudo bem Kate Middleton ter ido com um vestido quase branco? E a mãe da noiva ter escolhido o mesmo tom que a vó do noivo e rainha da Inglaterra? E quem não foi de fascinator? Respondemos todas as perguntas aqui:
Reading time 5 minutes

Uma coisa é certa: o casamento real foi o evento mais comentado do ano. Entre transmissões ao vivo, fotos no Instagram e frases de efeito no Twitter, a união do Príncipe Harry e Meghan Markle mobilizou fãs e até quem não se interessa pela realeza britânica neste sábado, 19 de maio. 

 

Elogios à escolha do vestido de Meghan, suspiros com declarações de Harry, críticas aos looks das convidadas  e pontuações sobre as quebras de protocolo da realeza foram os principais comentários de quem acordou cedo para acompanhar em tempo real a cerimônia e o cortejo dos noivos por Windsor.

 

Aproveitamos para tirar as dúvidas de quem entende sobre o assunto. A estilista Luciana Collet é especializada em moda noiva e festa e sabe tudo sobre a etiqueta dos casamentos e da realeza. Ela responde algumas polêmicas que surgiram durante a transmissão do casamento de Meghan e Harry e explica algumas simbologias das fugas do protocolo a seguir:

 

1- A vó do noivo e a mãe da noiva escolheram vestidos da mesma cor!

"As duas escolheram sim a mesma cartela de cores, mas a Rainha Elizabeth II optou por verde fluo Stewart Parvin, enquanto que Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, escolheu uma peça em verde pastel by Oscar de La Renta. Apesar do tom ser parecido, seus estilos eram totalmente diferentes. A Rainha, mais extravagante, usou a casaca verde por cima de um vestido estampado."

 

"Com certeza as duas não combinaram. A tradição de madrinhas ou personagens do cortejo e do altas irem com a mesma cor e até mesmo modelo de vestido é mais coisa de americano. Na europa isso não existe."

2- Tudo bem Kate Middleton ter ido com um vestido quase branco? 

"Kate Middleton escolheu um vestido midi Alexander McQueen para o casamento e foi super adequado para a ocasião - pois o protocolo pede que, em um casamento diurno, as convidadas usem vestidos midi na altura dos joelhos, nada de curtos ou longos. Normalmente, é de bom tom que as convidadas evitem tons claros, mas o modelo da duquesa de Cambridge era totalmente diferente do que uma noiva usaria, por isso não foi agressivo nem lembrou uma noiva."

3- E quem não usou fascinator? 

"Um dos itens indispensáveis no dress code de um casamento da realeza é o chapéu (chamado assim quando tem abas grandes) e fascinators (menores e usados normalmente de um lado da cabeça). A atriz Carey Mulligan foi uma das que quebrou o protocolo e usou apenas um adorno discreto no cabelo."

4- A roupa do ator George Clooney, estava correta? 

"Na verdade, não. Sua esposa, Amal Clooney, estava impecável: vestido midi no tom mostarda, fascinator na mesma cor com uma tela elegante que combinava com suas joias. Mas George Clooney errou ao não ter ido de fraque - elemento obrigatório nos convidados". 

5- É normal incluir músicas não religiosas na cerimônia?

"Apesar de aqui no Brasil muitas igrejas permitam, numa cerimônia da realeza este foi um fato inédito. Meghan e Harry escolheram um coral gospel que veio dos Estados Unidos a pedido dos noivos, cantando o clássico “Stand By Me”. Foi a primeira vez que um coral gospel participou de um casamento real - mais um símbolo de modernidade apresentado durante o matrimônio."

 

6- E o que dizer da noiva entrando sozinha na capela de St. George?

"Meghan andou sozinha por boa parte das escadas e corredor da igreja. Esta foi mais uma quebra de protocolos, mas de um jeito positivo. É um ato de poder feminino!"

7- O buquê da noiva parecia sem graça. Ele estava correto? 

"O buquê estava bonito e super condizendo com a simplicidade do momento. Ele Meghan seguiu a tradição de ser feito de flor de murta - uma convenção desde os tempos da rainha Vitoria. O toque pessoal foi dado por Harry, que colheu ele mesmo algumas flores do jardim da sua casa no Kensington Palace para fazer uma homenagem à sua mãe, a princesa Diana. A flor escolhida era a favorita de Lady Di, miosótis, e combinou perfeitamente com a delicadeza e simplicidade da produção de Meghan". 

Tags

posts relacionados

posts recomendados