Cultura

Uau! O Instagram se torna plataforma própria de compras

Se até aqui a rede social já alterou a capacidade de fazer negócios no mundo, depois do recente anúncio podemos esperar uma maior facilidade e, portanto, capacidade de influência sobre o consumo ainda maior.
Reading time 2 minutes
Eva Chen, diretora de conteúdo de moda do Instagram. Foto: Getty Images.

A rede social Instagram mudou a vida das pessoas em diversos quesitos e, definitivamente, quando o assunto é a capacidade de fazer negócios e a influência para vendas e consumo. 

Se até aqui, porém, a plataforma sempre se limitou a influência e anúncios, um recente comunicado da marca altera seu presente e futuro: o Instagram passa a fazer parte do e-business já que será possível fazer compras online sem ter que sair de dentro do próprio aplicativo.  

O nome de seu novo negócio é "check out", revelado ao mundo no último dia 19 de março e que por enquanto só estará disponível nos Estados Unidos e para 23 marcas específicas, de acordo com a revista Fortune. Entre elas estão, como de se esperar, as gigantes Prada, Burberry, Zara, Adidas, H&M, bem como a linha de beleza de Kylie Jenner. 
 

 

1553977837150072 insta10
Foto: Divulgação. A legenda da publicação oficial do Instagram revela: "Apresentando checkout no Instagram! Agora você pode comprar as coisas que ama sem ter que sair do aplicativo. Checkout aumenta a experiência de compras no Instagram tornando-as simples, convenientes e seguras. Veja nossos stories para entender como as marcas usam o checkout versão beta. E fiquem ligados para mais anúncios no futuro que contarão sobre o lançamento de fora mais abrangente."
1553976514847741 insta
A conta oficial do próprio aplicativo com a descrição do seu propósito: "Bringing you closer to the people and things you love" ou "Te trazendo para perto das pessoas e coisas que ama."

A ideia da nova aplicação é que seus utilizados possam clicar sobre determinados produtos e publicações selecionadas e, ao fazê-lo, sejam redirecionados para uma nova imagem que indica as informações específicas do produto, seu preço e local de compra. 

A aquisição do produto dependerá, de acordo com a apresentação feita pela rede social, de informações como nome, e-mail, endereço e dados de pagamento, como de costume nos e-commerces comuns. Tudo isso é requerido dentro do aplicativo.  

Sobre o assunto Vishal Shah, direto de produtos do Instagram, comenta: "Da perspectiva do consumidor, estamos a construir uma experiência de compra completa. As pessoas já estavam a fazer isso mesmo, mas estavam perdendo mais tempo." Conta lembrando que o projeto para integrar estas experiencias já era antigo. 
 

1553977141933699 eva
Foto: Reprodução Instagram @evachen212 do dia do lançamento de "Checkout". Em sua legenda, ela escreveu: "Ao vivo de Nova York: nós lançamos o Checkout (também conhecido como "compra em um clique") do Instagram está manhã no Today Show. Eu me vesti com uma "goteira" {brincadeira se referindo ao vestido de gotas/bolas} para a ocasião. É da Burberry, uma das marcas parcerias neste lançamento." Na foto propositalmente com os tags é possível ver e demonstrar justamente a capacidade de influência de consumo a qual o texto se refere, já que Eva usar, contar sobre e marcar a marca que está usando significa a capacidade de atingimento e influência em relação aos seus 1 milhão de seguidores e potenciais consumidores.
1553977530222533 insta2
Foto: Conta oficial do Instagram. Exemplo da divulgação de seus usuários ligados aos negócios de alimentação, moda, educação, bebidas.
1553977536178962 insta3
Foto: Conta oficial do Instagram. Exemplo da divulgação de seus usuários ligados aos negócios de decoração, esportes, saúde, arte, festas.
1553977540373936 insta5
Foto: Conta oficial do Instagram. Exemplo da divulgação de seus usuários ligados aos negócios de cinema, eventos, festas, música.

posts relacionados

posts recomendados