Fashion Week

Dolce & Gabbana apresenta Alta Moda em Florença

A cidade de Florença e Pitti Immagine convidaram a dupla de estilistas para colaborar com os artesãos florentinos para a coleção masculina Alta Sartoria e coleção feminina Alta Moda, com direito à uma convidada de honra: a atriz Monica Bellucci
Reading time 5 minutes

A Alta Moda no coração do Renascimento Italiano! Nestes dois dias de eventos únicos, Domenico Dolce e Stefano Gabbana receberam o importante apoio do Florence Center for Italian Fashion e de Pitti Immagine para seus projetos 'Alta Sartoria' e 'Alta Moda'. Os dois estilistas, junto de 38 artesãos florentinos, desfilaram suas obras no dia 2 de setembro no Palazzo Vecchio e no dia 3 de setembro no cenário do jardim da Villa Bardini.

“Sempre olhamos para o Renascimento florentino e para seus protagonistas com grande admiração. As artes, a cultura e o conhecimento alcançaram tal excelência nesse período, que continuam como modelo de perfeição até hoje. Se olharmos para as obras de Leonardo, Michelangelo, Botticelli ou Piero della Francesca, para citar apenas alguns, não podemos deixar de nos encantar por elas, embora tenham se passado mais de cinco séculos desde sua execução. A beleza eterna contida nessas obras-primas é tão única, que não há palavras para descrevê-la. Poder desfilar com a nossa Alta Sartoria no Salone dei Cinquecento do Palazzo Vecchio, um dos lugares simbólicos do Renascimento Florentino, tem um grande valor para nós: é a realização de um sonho que até poucos meses atrás julgávamos impossível realizar-se. Agradecemos muito ao Prefeito Dario Nardella e à Prefeitura de Florença por nos receberem nas magníficas salas deste extraordinário edifício, onde Giorgio Vasari, Ghirlandaio e Bronzino demonstraram sua genialidade. Um sincero agradecimento também a Antonella Mansi, presidente do Florence Centre for Italian Fashion, que desejou fortemente este evento, e a Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine, por nos guiar e por seu entusiasmo incansável. Por fim, gostaríamos de agradecer a todas as lojas e artesãos que contribuíram para tornar esta mostra inesquecível. Seu talento extraordinário e a singularidade de nossas criações Alta Sartoria tornaram o sonho de um novo Renascimento da realidade." Declararam os dois estilistas.

Um lírio inunda a jaqueta oversize que abre o show em um cenário de tirar o fôlego no Salone dei Cinquecento, no Palazzo Vecchio. Assim como a passarela tem a forma de um lírio no qual desfilam modelos com tapeçarias transformadas em suéteres e ternos preciosos de veludos e seda, roupões embelezados com tecidos adamascados, botas, chinelos, bordados barrocos e joias como coroas, colares, broches em forma de cruz aplicada nas malas das jaquetas. Cestos de flores, frutas, legumes, macacões, armaduras douradas e bordados, túnicas de puro estilo renascentista, quase uma reconstrução histórica e uma viagem apaixonante pela história dos trajes de tempos distantes. Com a música de fundo de Pavarotti, as cenas finais dao vida a um tableau vivant, em que os modelos posicionados nos degraus da entrada também se transformam em obras de arte.

A magnificência dos monumentos de Florença, o encanto da paisagem toscana e o sabor dos eventos Medici, foram o ponto de partida para pintar um novo imaginário cultural e artístico dedicado à alta moda feminina. Uma mistura de alfaiataria tradicional e artesanato local que permitiu a reprodução das proporções da arquitetura da cidade em suas roupas. Destaca-se a técnica florentina do mosaico em mármore e pedras semipreciosas.

Através da combinação de diferentes tecidos (brocado, veludo, couro, python, seda, renda) as costureiras puderam recriar a tridimensionalidade da cúpula do Duomo e o efeito rusticado da fachada do Palazzo Vecchio. O extraordinário trabalho inteiramente realizado artesanalmente, torna-se ainda mais único pelos cristais, pérolas e caules que embelezam as superfícies. Uma profusão de colagens artísticas, distingue também os bordados e incrustações com motivos florais que "florescem" em muitas peças. Olhando as cores das espécies de plantas cultivadas no jardim Bardini, rosas, íris, glicínias e dálias, para citar apenas algumas, foram bordadas na nova oficina Dolce & Gabbana. Esta fabricação extraordinária envolve artesãos habilidosos, que aperfeiçoaram o trabalho com dedicação e paixão tradicional.

No palco, antes do show, foi recebida a madrinha dos acontecimentos, Monica Bellucci, o prefeito de Florença, Nardella, deu-lhe as chaves da cidade, definindo a atriz como um símbolo do estilo e do espírito italiano a nível internacional.

A coleção Alta Sartoria

/

A coleção Alta Moda

/

posts relacionados

posts recomendados