Hommes

BMP Money Plus: o sucesso da primeira startup financeira do Brasil

Carlos Eduardo Benitez tinha tudo para ser um astro do basquete, mas foi no mercado financeiro que ele alcançou o sucesso
Reading time 5 minutes
Foto: Sergio Caddah

Ainda na adolescência, por conta da boa estatura e da paixão pelo esporte, Carlos Eduardo Benitez se viu encantado pelas quadras de basquete. Estreou no time do Monte Líbano, em 1980, como pivô, depois passou pelo Hebraica e pelo Clube Pinheiros. Aos 21 anos, já somava dois títulos paulistas e um nacional. 

 

A trajetória parecia desenhada, mas, em 1992, ele deu adeus às tabelinhas para cursar Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Obstinado, Carlos mergulhou de cabeça na futura profissão. Começou como operador de leasing de automóveis e não mediu esforços para se destacar no meio da multidão. “Ficava na rua, com uma mala cheia de contratos e entrava em todos os escritórios para distribuir o meu cartão”, lembra. A estratégia deu resultado, e ele acabou escalado para cuidar de um projeto ambicioso. O passo seguinte o levou para o line-up do badalado Banco Safra, considerado a meca dos economistas. 

1578607801865669 lofficiel carlos benitez 1621web bycaddah
Foto: Sergio Caddah

Benitez aprimorou os conhecimentos e embarcou para uma temporada na Califórnia, Estados Unidos. Foi durante esse período que abriu o primeiro negócio – uma empresa de exportação de peças automotivas. Mas a ideia não decolou, e ele teve que dar uma pausa nos sonhos.

 

Retornou ao Brasil e à formalidade do emprego. “Mas logo resolvi que era hora de arriscar na Internet e montar uma plataforma inédita de financiamento de veículos”, conta. O projeto embrionário nasceu com a ajuda de um sócio e um site que custou R$ 4 mil reais. Mas não foi adiante – em menos de um ano, a operação empacou. Se para muita gente essa seria a hora certa de sair de cena, para Benitez foi o fator decisivo para a virada do jogo.

1578607814855395 lofficiel carlos benitez 1644web bycaddah
Foto: Sergio Caddah

Em 2009, depois de uma parceria bem-sucedida com o Grupo Rodobens e o primeiro milhão no bolso, o empresário resolveu pedir autorização do Banco Central para criar a BMP Money. O que poderia ser o tal arremesso de três pontos no último segundo da partida se converteu em um “toco” bem na hora do lance que mudaria tudo. Benitez quase ficou fora da final. 

 

Mas ele não recuou. Partiu para o ataque com outra perspectiva, mirando o pioneirismo no segmento: uma instituição financeira 100% digital, com foco em soluções de crédito para atacado e varejo. “Vi que a área de tecnologia estava se movimentando, mas ainda faltava muita coisa para que ela realmente fosse confiável”, justifica.

1578607834117315 lofficiel carlos benitez pb 1595web bycaddah
Foto: Sergio Caddah

Pai de uma garotinha de oito anos, Isabel, e casado há 14 anos com Tatiana – seu braço direito no marketing e no universo fashion –, Carlos, à primeira vista, é um sujeito calado e grandalhão, mandachuva do andar inteiro do edifício cravado no coração da Avenida Paulista. Mas passados os três minutos iniciais de conversa, ele mostra que é mesmo sangue-bom e descontraído por natureza. 

 

Em sua sala fica evidente o estilo minimalista que adota no dia a dia. Avesso ao luxo ostensivo, Benitez faz questão de exibir a coleção de canetas promocionais que garimpa entre os seus clientes – “Todas funcionam”, avisa. Posicionada acima da poltrona de couro, a gravura “O Filho do Homem”, de René Magritte, contrasta com a lousa recheada de desenhos e recadinhos da filha: “Isso, sim, é obra de arte”, entrega. A bola de basquete personalizada traz o símbolo do cifrão e a palavra “Money” estampada em letras garrafais – e serve de antídoto para o estresse. Na hora de falar com os funcionários, Carlos encarna o técnico exigente, que adora dar pitaco em tudo para ter um time afinado e pronto para colher vitórias.

1578607821595785 lofficiel carlos benitez 1659web bycaddah
Foto: Sergio Caddah

Por falar em triunfos, foi graças a repaginada em “fintech” (startup que alia inovação e otimização dos serviços do sistema financeiro), que a BMP Money Plus atraiu os olhares de clientes de peso, como Mercado Livre. “Eles gostaram do nosso modelo de produto e juntos desenvolvemos uma metodologia para atender os usuários do Mercado Pago. Durante os seis meses de teste com o nosso suporte foram contabilizados 250 milhões de reais em empréstimos feitos por 18 mil usuários”, diz. Para 2020, a expectativa é ultrapassar os 500 mil clientes atendidos e gerar mais de R$ 3 bilhões de reais em volume de crédito. Meta para gente que pensa fora da curva e que faz a diferença no concorrido mundo dos negócios. moneyp.com.br

1578607854016126 lofficiel carlos benitez pb 1676web bycaddah
Foto: Sergio Caddah

posts relacionados

posts recomendados