Hommes

Empresa desenvolve protótipo de pneu que se regenera e é recarregável

Com o mundo automotivo se modernizando os pneus não poderiam ficar atrás.
Reading time 3 minutes

Com o mundo automotivo se modernizando constantemente em seus equipamentos altamente tecnológicos, motores sustentáveis e carros elétricos, é claro que os pneus, item primordial dos veículos, não poderiam ficar atrás.

A Goodyear revelou um novo conceito fabricado com materiais biodegradáveis e que é inspirado em um dos materiais orgânicos mais resistentes que existem no mundo: as teias das aranhas.

 

Para se ter ideia do poder das teias, vários laboratórios ao redor do planeta tentam entender de uma maneira bem especifica os compostos presentes nelas e assim tentarem criar tecidos leves à prova de balas ou até mesmo suturas cirúrgicas.

A proposta de uma das maiores corporações do mundo em pneus é criar um produto capaz de se regenerar, que consiga ter um tempo de vida muito maior do que os existentes até hoje no mercado e mais leve.

Para que isso seja possível, pequenas cápsulas com um fluído especial substituem o preenchimento a ar, interagindo com as bandas de rodagem e promovendo seu carregamento. O grande lance desses dispositivos é que eles poderiam ser substituídos individualmente, o que daria uma vida útil ao produto quase que eterna  

Para superar as condições climáticas diferentes de cada região, o fluido das cápsulas teria que ser substituído por um que atendesse as características de cada localidade, fazendo aumentar ou diminuir a aderência de acordo com cada situação.

Esse novo pneu evitaria os problemas ambientais causados pelo descarte irregular, ajudaria a diminuir a poluição atmosférica e afetaria diretamente nossa própria saúde. Afinal, micropartículas são desprendidas durante a rodagem e um estudo realizado por cientistas canadenses descobriu que, anuamente, ingerimos uma média de 50 mil partículas de plástico.

Sustentabilidade, Consciência ambiental e Tecnologia aliados por um mundo mais limpo e melhor. 

Tags

tecnologia
carro
aviao

posts relacionados

posts recomendados