Hommes

O M1 da BMW pintado por Andy Warhol completa 40 décadas

O icônico esportivo foi pintado em menos de 30 minutos para a quarta exposição da BMW Art Car Collection de 1979.
Reading time 2 minutes

O icônico esportivo BMW M1 que foi pintado em menos de 30 minutos pelo consagrado artista Andy Warhol completa 40 anos! Warhol fez a intervenção artística para criar a quarta exposição da BMW Art Car Collection de 1979. “Tentei mostrar a velocidade como uma imagem visual. Quando um automóvel está realmente viajando rápido, todas as linhas e cores são transformadas em um borrão”, explicou o artista na época sobre seu trabalho. 

 

O M1 de Warhol também foi bastante rápido. Em sua primeira e única corrida, o carro, dirigido pelo alemão Manfred Winkelhock, assim como Hervé Poulain e Marcel Mignot, da França, terminaria em sexto na geral e em segundo na categoria. Passados 4 décadas de Warhol ter afirmado que a sua pintura do M1, “era mais bem sucedida que uma obra de arte” a marca decidiu convidar o fotógrafo , especialista em capturar automóveis, Stephan Bauer, para realizar uma sessão de fotos exclusivas com o BMW M1 em comemoração aos  40 anos de sua concepção.

O resultado final acabou por fornecer uma perspetiva completamente nova de um dos veículos mais lendários da marca germânica e da pintura realizada pelo ícone americano da Pop Art, que há quarenta anos celebrou a estreia do BMW M1 de 470 CV de potência na historia do Pop Art.

 

posts relacionados

posts recomendados