Hommes

Olimpíadas: Conheça o surfista Italo Ferreira

Atual campeão mundial de surf, Italo é promessa de medalha em Tóquio
Reading time 4 minutes

Italo Ferreira é conhecido por suas incríveis manobras no mar e considerado um dos melhores surfistas da atualidade, o campeão mundial aprendeu a surfar ainda na infância usando uma tampa de isopor improvisada como prancha, agora se prepara para disputar a tão esperada Olimpíadas de Tóquio, consequência de uma trajetória de destaque no esporte. 

Neste momento, o maior sonho do surfista se resume na conquista do ouro olímpico. Em um bate papo exclusivo com a L’Officiel, o potiguar fala sobre suas origens, os preparativos e as expectativas para a disputa. 

1626781650676576 rodrigomarques italo fereira rm 1642
Foto: Rodrigo Marques

Privilegiado por ter nascido e criado com o visual das belas águas de Baía Formosa, o atleta fala de sua origem humilde e como se sente ao embarcar para Tóquio, em busca da conquista do primeiro ouro olímpico da competição. 

“Meu pai é pescador, então sempre o acompanhei enquanto trabalhava, entrei no surfe aos 8 anos de idade, comecei brincando com uma tampa de isopor improvisada, depois ganhei uma prancha dos meus primos e assim desenvolvi minha paixão pelo surfe. Ver minha trajetória até aqui, me dá ainda mais força para encarar Tóquio e me superar ainda mais.” 

1626781729661003 divulga o maragni redbull
Foto: Marcelo Maragni/Redbull content pool

Antes de embarcar, Italo esteve recarregando as energias e treinando em sua cidade natal, e comentou como está sendo seus preparativos e expectativas. 

“Com apoio da minha equipe e incentivo da família, aproveitei os últimos momentos em Baía Formosa para me concentrar e focar totalmente nos treinos e preparação para os jogos, estou animado e confiante, treinando diariamente para conseguir dar o meu melhor em Tóquio, confesso que minhas expectativas são as melhores possíveis", revela Italo.  

Atualmente com 27 anos, Italo traçou uma longa trajetória no surf, com diversas conquistas e vitórias e ganhou destaque no esporte quando foi eleito o “estreante do ano”, quando conquistou o 7º lugar no ranking mundial durante o tour da temporada de 2015. Desde então, Italo venceu vários campeonatos, e em 2019 foi consagrado campeão mundial na WSL -  liga de surfe mundial. 

1626782085586485 divulga o redbull maragni
Foto: Marcelo Maragni/Redbull content pool

O atleta destaca ainda a importância da visibilidade do surf e como isso contribui para que mais jovens alcancem seus objetivos e sonhos. ‘’Essa visibilidade do esporte vai alcançar mais pessoas, aumentar o público do surf e consequentemente ter acesso a outros lugares. Tenho projetos incríveis que também dependem dessa visibilidade, como o Instituto Italo Ferreira, uma realização de um sonho antigo e com o qual vou poder fomentar o esporte - tendo o surfe como pilar -, a sustentabilidade e a prática de atividades extracurriculares ligadas à educação ambiental, direcionadas principalmente às crianças, jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade’’, explica o atleta. 

Atualmente no segundo lugar do ranking mundial, Italo é uma grande aposta para o primeiro ouro olímpico do surfe, que estreia este ano nos Jogos Olímpicos. Muita sorte e boas marés para o nosso campeão. 

1626782202968347 divulga o maragni redbull
Foto: Marcelo Maragni/Redbull content pool

Tags

entrevista

posts relacionados

posts recomendados