Hommes

Preparados para o apocalipse! Noruega possui cofre do juízo final

“Dentro deste edifício estão 13.000 anos de história”, afirma Brian Lainoff, coordenador que administra o cofre. 
Reading time 3 minutes

Nas profundezas de uma montanha gelada em uma ilha acima do Círculo Polar Ártico, entre a Noruega e o Pólo Norte, reside um recurso de vital importância para o futuro da humanidade. Não é carvão, óleo ou minerais preciosos, mas sementes.

São 1 milhão de variedades de sementres armazenadas no Depósito de Sementes Global em Spitsbergen, parte do arquipélago Svalbard da Noruega. O local é essencialmente um enorme cofre, contendo a maior coleção mundial de biodiversidade agrícola. “Dentro deste edifício estão 13.000 anos de história agrícola”, diz Brian Lainoff, coordenador de parcerias líderes do Crop Trust, que administra o cofre. 

O Cofre de Sementes Global foi apelidado de cofre do “dia do juízo final”, que transmite a imagem de uma reserva de sementes para uso em caso de um evento apocalíptico ou uma catástrofe global. Porém, os responsáveis do espaço afirmam que ele foi criado para proteger contra as ameaças enfrentadas pelos bancos de genes em todo o mundo. 

Dentro do complexo existem três cofres, mas apenas uma está em uso e sua porta é coberta por uma espessa camada de gelo. As sementes são armazenadas em temperaturas abaixo de zero, em pacotes de prata embalados a vácuo e tubos de ensaio em grandes caixas que são cuidadosamente empilhadas em prateleiras do chão ao teto. As sementes possuem muito pouco valor monetário no momento, mas as caixas contêm as chaves para o futuro da segurança alimentar global.

Em todo mundo, existem cerca de 1.700 versões do cofre, chamadas de bancos de genes. Esta rede global coleta, preserva e compartilha sementes para promover a pesquisa agrícola e desenvolver novas variedades. A ideia foi concebida na década de 1980 por Cary Fowler, ex-diretor executivo do Crop Trust, mas só começou a se tornar realidade depois que um Tratado Internacional de Sementes negociado pela ONU que foi assinado em 2001. 

Tags

news
sustentabilidade

posts relacionados

posts recomendados