Hommes

Thiago Fragoso conversa sobre sua jornada, desafios e futuro

Confira a entrevista exclusiva do artista para a L’Officiel Hommes Brasil
Reading time 10 minutes

Colecionando papéis e prêmios importantes em sua trajetória, Thiago Fragoso é definitivamente um multitalentos - afinal, quase 30 anos de carreira bem sucedida não é para qualquer um. Escorpiano, ele nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira quando tinha apenas 8 anos. De lá para cá, significantes experiências trouxeram grandes conquistas na TV, no cinema e no teatro.

Apesar de possuir um currículo recheado por aproximadamente 17 novelas, não pense que a atuação é seu único talento. Desde muito cedo, Thiago alimenta uma grande paixão: a música. Entre idas e vindas, musicais internacionais e trilhas sonoras, após sua participação no programa Popstar, em 2017, começou a dedicar parte do seu tempo em seu primeiro projeto musical - com direito a estreia do single ‘’Recomeço’’ nos palcos do Rock in Rio, em 2019. Atualmente ele se prepara para o lançamento de um EP repleto de composições inéditas, está no ar com a novela das 19h na Rede Globo, ‘’Salve-se Quem Puder’’, e também se prepara para dar vida a um pastor nas telonas. Adicionando mais um feito em seu currículo, com a pandemia, entrou para o universo do empreendedorismo e lançou o 'Me Lhama Que Voy', um restaurante de gastronomia peruana delivery e take-away diferenciado. 

Thiago conversa com a L'Officiel Hommes Brasil e conta um pouco sobre sua jornada até aqui, seus maiores desafios como ator e seus planos para o futuro. Confira!

1617915685788986 thiago fragoso 016

1 - A pandemia fez com que olhássemos para tudo a nossa volta de uma forma diferente. Qual impacto toda essa transformação irá trazer na sua forma de viver e ver o mundo?

 

Olha, confesso que não faço a menor ideia. Eu tenho um misto de impressões e sensações sobre esse período da pandemia e claro que eu já li muita coisa a respeito e os especialistas todos são unânimes em dizer que a nossa vida não vai voltar ao que era antes, né? Muitas mudanças vieram pra ficar. Eu fico entre querer que tudo volte ao que era antes e querer entender quais serão as novas oportunidades e desafios que podem levar ao nosso crescimento enquanto espécie após a pandemia. Agora, eu sempre fui um cara muito amoroso uma pessoa que gosta de expressar o carinho fisicamente e tem sido muito difícil não poder ver minha família, ainda mais com um filho pequeno que tá fazendo um aninho agora e não vai ter festa... Eu já me sinto muito sortudo por ter podido trabalhar com toda segurança que a TV Globo implantou com o protocolo Covid, mas mesmo assim era um trabalho mais frio, a gente não tinha a liberdade que a gente sempre teve com os nossos colegas ao fazer cenas. Eu tenho três filhos na novela e eu criei o Alan sendo muito amoroso, cheio de contato físico com as crianças e foi esquisito quando a gente voltou com todo aquele distanciamento. Pra mim realmente ainda é uma incógnita o que que vai acontecer a partir disso.

2 - A televisão aberta vem passando por uma série de transformações. Como ator, como você enxerga esses desdobramentos, flexibilizações e novos formatos?

Eu amo todas essas últimas transformações que a gente tem vivido. Inclusive, as novelas sempre foram o carro chefe da TV Globo e agora, com o Globoplay, está havendo uma grande diversificação, que já havia começado em menor escala e, agora, explodiu. A Tv Globo é uma emissora que tem uma quantidade de conteúdo muito grande que se soma aos novos produtos e as parcerias que trazem programas, filmes e séries de outros países. Isso só na Globo! Se a gente for olhar pro mercado, hoje em dia está muito mais legal pra todo mundo. A diversificação que a gente vive permite que façamos trabalhos muito diferentes uns dos outros e traz um outro tipo de experiência pro ator que está no mercado. Há poucos anos era um pouco assustador estar no mercado porque não havia muitas opções... Hoje em dia, significa que você está disponível pra todas as emissoras abertas, claro, mas também pra Netflix, Warner, HBO, Fox e Globoplay. Eu tenho muita sorte nesse aspecto da segurança porque tenho contrato com a Tv Globo desde o ano 2000. Mas pro resto dos meus colegas e pra todo mundo que trabalha em audiovisual trouxe outras possibilidades de sustento, com muita dignidade e em lindas obras. 

1617915693927399 thiago fragoso 015

3 - Você está há muitos anos no cenário cultural, na sua opinião quais os maiores desafios de atuar no Brasil? Já pensou em apostar em uma carreira internacional como ator?

Ser ator no Brasil sem ter contrato de prazo longo com a Globo sempre foi um desafio hercúleo. Principalmente porque a realidade da nossa profissão é o desemprego. O ator está se preparando durante a maior parte do tempo... Quando aparece um personagem é uma explosão. Nosso mercado cinematográfico ainda não é grande, não temos, proporcionalmente, o mesmo número de salas de cinema que os EUA, a França, por exemplo. O teatro passa por uma crise com o público... Viver de teatro é possível em São Paulo, no Rio é mais difícil e, praticamente impossível no resto do país. Graças a Deus estamos tendo essa abertura gigante do ambiente audiovisual, o que começa a mudar essa figura. Temos muito talento que precisa e quer trabalhar... Fico feliz com essa guinada do audiovisual.

Sobre a outra pergunta, eu morei nos EUA, falo inglês fluente, já tive vontade de trabalhar por lá, mas eu tenho cara de americano! rsrs Imagina, um produtor de elenco vai sempre pensar em um ator local pra esses papéis... Eu já dei uma rodada por Los Angeles e ficou claro que ninguém me identificava com personagens latinos e nem mesmo brasileiros. Acabei focando no meu país onde ninguém duvida que sou brasileiro! Apesar do mercado nos EUA estar bem aberto, nosso país ainda sofre uma certa discriminação nas Américas em função de termos uma língua e cultura que nos destacam de todo o resto. Quem sabe o povo não se interessa mais pelo Brasil no futuro, né? Aí, quem sabe... rsrs

4 - Você protagonizou o primeiro beijo gay em uma novela da TV Globo. Considerando que a televisão desempenha um papel de formadora de opinião, de que forma esse momento contribuiu para a dramaturgia?

Eu acho que na verdade o primeiro beijo em horário nobre da TV Globo foi um momento muito importante pra comunidade LGBTQIAP+ muito mais que pra teledramaturgia. A gente, inclusive, tinha muito medo de gravar o beijo e não ir ao ar, mas o casal chegou num nível de aceitação e de torcida que o beijo foi aceito e  comemorado como gol em final de Copa do Mundo. Foi um momento muito importante e eu fiquei muito feliz e emocionado de ter participado disso. Eu acho que é uma importante função do trabalho do ator investigar, divulgar, se aprofundar em todas essas questões delicadas que perpassam a nossa convivência em sociedade.

1617915701985669 thiago fragoso 014

5 - Você acredita que o beijo entre Felix e Niko abriu portas para que as próximas produções estejam mais abertas a retratar a diversidade?

Na época a gente achou que sim, mas na realidade foi um fenômeno muito particular propiciado pela aceitação do público que se apaixonou por aqueles dois personagens e consequentemente por aquele casal. Acho que é um exemplo do poder da narrativa, da história de envolver as pessoas a ponto de algo que seria repulsivo pra alguns se transformar num fator de alegria e comoção. Ficamos tão felizes na época que acreditamos que o Brasil tinha mudado e se transformado em um lugar menos intolerante, mais liberal. Não foi nada disso... Constatamos, depois, que outras tramas não tiveram êxito em histórias com a mesma temática. O Brasil continuou sendo recordista em assassinatos de transexuais, de violência com a comunidade LGBTQIAP+ como um todo. Ainda temos muito a evoluir.

6 - Quais são seus projetos para 2021 e o que pretende fazer após o fim da pandemia?

Cara, eu tenho lido muito, estudado muito, tenho muitos projetos novos que ainda não posso revelar e vários outros projetos que ficaram no pause. Tem peça que adiou, tem peça que estou escrevendo, tem filme que não estreou, até a novela acabou de reestrear. Tenho 10 músicas prontinhas pra lançar, nós lançamos uma música só e o disco também entrou no pause. O artista trabalha com aglomeração por excelência, né? Você vai fazer um show, tem público, teatro tem plateia... Mesmo que você não tenha plateia presente a equipe de uma novela ou de um filme é enorme e fica todo mundo apertado no set. É a profissão da proximidade, do contato...  A gente vai ter que esperar essa pandemia acabar pra poder voltar ao novo “normal”.

1617915711051198 thiago fragoso 006

7 - No momento a Globo retornou com a novela “Salve-se Quem Puder”. Você está acompanhando ? Como foi fazer esse trabalho e, qual é o sentimento de rever uma produção no ar depois de gravar o final em meio a pandemia?

Eu estou acompanhando todos os dias porque eu nunca posso fazer isso quando a novela é gravada junto com a exibição, ou seja sempre! Tô aproveitando pra assistir com os fãs e comentando pelo twitter. É muito divertido e é uma forma de se aproximar dos fãs. Eu adoro quando tenho esse tipo de oportunidade, tenho muito carinho por esse pessoal... Sem contar que é muito divertido, estou adorando.

1617915722189399 thiago fragoso 005

Fotos: Dêssa Pires

Beleza: Yago Maia

Styling: Paulo Zelenka

Tags

entrevista
celebridade

posts relacionados

posts recomendados