Joias

Truque de mágica

por Marina Espíndola
19.01.2017
Mistério e fascinação envolvem a última coleção de alta joalheria da Cartier como num jogo de luz e sombra, que transcende os limites da ilusão de ótica.

Como num passe de mágica, o que estava imóvel ganha vida. Ondas concêntricas, feixes de luz, prismas reluzentes – é a beleza atraindo tanto quanto uma força magnética. Essa é a sensação ao desvendar a nova coleção de alta joalheria da Cartier, Magicien.

Diamante, safiras, esmeraldas, rubelitas e berilos cravejam joias cinéticas. As linhas, sobrepostas, parecem ganhar movimento e expelir energia, fazendo questionar o limite entre o real e o irreal sem que o espectador consiga desviar o olhar. O resultado não é nada menos do que deslumbrante.

Uma das peças mais marcantes, o bracelete “Cinétique” traz estruturas assimétricas de ônix e diamantes ao redor de uma esmeralda brasileira de mais 40 quilates. O contraste gráfico revela uma progressão contínua de perspectivas inesperadas, que parecem sempre guiar o olhar de volta à pedra central.

No caminho oposto, muito menos high-tech, o colar “Merveilleux” ecoa uma estética barroca e atemporal. Um trio raro de diamantes amarelos vivos ditam o tom num desenho complexo, que imita uma renda francesa, com mais de 34 diamantes em formato de pera.

91_Magic_of_Design.jpg
Bracelete "Cinétique", de diamantes e esmeraldas

Cartier em Tóquio

Uma cidade multifacetada, Tóquio ressoa com a coleção Magicien de forma precisa. Por lá, a tradição dialoga constantemente com a modernidade – passado e presente estão interligados pela própria arquitetura urbana. Nada mais lógico, portanto, do que usar a cidade para marcar esse lançamento.

Coincidindo com a abertura da nova boutique no distrito de Ginza, polo de luxo da capital japonesa, a Cartier levou um time de peso – com nomes como Sofia Coppola e Bianca Brandolini – para o Museu Nacional de Tóquio, onde as peças caram expostas por duas semanas ao lado de joias históricas da maison. Ao todo, mais de 500 peças de alta joalheria foram exibidas. Uma verdadeira viagem pela trajetória da joalheria.

8_Magif_of_Light.jpg
Peça em exibição no lançamento em Tóquio

compartilhar

posts relacionados

posts recomendados