Moda

Carmen Mayrink Veiga: nosso tributo ao ícone da elegância

Considerada como a 'Papisa da elegância brasileira', Carmen faleceu no último domingo, aos 88 anos, no Rio de Janeiro.
Reading time 2 minutes

Na tarde do último domingo, 03/12, o Brasil perdia seu ícone máximo de estilo e elegância. Carmen Mayrink Veiga morreu aos 88 anos em sua casa, no Rio de Janeiro.

A socialite foi peça fundamental na construção e divulgação da moda e cultura brasileira. Frequentadora assídua dos desfiles de alta-costura de Paris, ela foi uma das primeiras brasileiras a ser famosa no mundo da moda lá fora. Ao lado do seu marido, Tony Mayrink Veiga (que faleceu em 2016), participaram dos mais cobiçados jantares e festas ao lado de nomes como Lady Di, rainha Elizabeth II, Madonna, Demi Moore e diversas celebridades brasileiras. Eles, inclusive, foram considerados pela Vogue americana como "o casal mais chique da América do Sul".

A paulista, nascida no interior de São Paulo, vinha de família tradicional. Era neta do Barão de Arari, sobrinha-neta do Barão de Araras, e seu pai foi cônsul honorário do Reino da Itália. Desde jovem já circulava pela alta sociedade e estava sempre na lista das mulheres mais elegantes do Brasil, entrando também para a lista da "Vanity Fair" de 1981 como uma das pessoas mais bem vestidas do mundo. 

Carmen possuia uma rara coleção de mais de 400 vestidos de alta costura, dentre eles peças icônicas e exclusivas de Yves Saint Laurent, Valentino, Azzarro... Grande fã dos brasileiros Guilherme Guimarães e Lino Vilaventura, estes foram exaltados pela socialite também no mercado internacional. Sua elegância inspirou também artistas como Cândido Portinari e Di Cavalcanti, que a retrataram em telas, assim como os fotógrafos referência de moda Richard Avedon e Mario Testino.

Carmen era portadora da PET - Paraparesia Espástica Tropical, uma doença na medula espinal que limita os movimentos do quadril, e morreu enquanto dormia. Ela deixa dois filhos, Antenor Mayrink Veiga e Antônia Frering, e três netos, Lorenzo, Guilherme e Maria Frering. 

Na galeria abaixo, confira e relembre os momentos mais icônicos de Carmen Mayrink Veiga:

posts relacionados

posts recomendados