Moda

Conheça Amina Muaddi, a designer responsável pelas sandálias favoritas da Rihanna

Conversamos com a designer que fará os novos modelos da marca Fenty
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Foto: reprodução/instagram

O mercado de sapatos ao redor do mundo está cada vez mais concorrido, com marcas surgindo e se destacando no processo por oferecer a exclusividade que as grandes empresas não conseguem. Criada entre Jordânia, Romênia e Itália, Amina Muaddi desenvolveu um olhar para o que os formadores de opinião realmente querem: a mistura perfeita de glamour sem esforço, artesanato impecável, que passe informação nova e fresca, com raízes na qualidade atemporal.

 

Depois de estudar no Instituto Europeu de Design, em Milão, e trabalhar como stylist para algumas revistas, essa geminiana de espírito forte descobriu que projetar sapatos era a expressão perfeita de sua visão criativa. Ela se desafiou a aprender o ofício, partindo para a Riviera del Brenta, o famoso distrito de fabricação de calçados da Itália.

Lá, Amina trabalhou com artesãos e fornecedores de classe mundial para desenvolver cada um dos 40 a 50 componentes de seus sapatos. Cofundou sua primeira marca de calçados, a Oscar Tiye, em Milão, e depois se mudou para Paris, onde colaborou com o famoso estilista francês Alexandre Vauthier no lançamento da linha de calçados dele.

A designer e empresária lembra de ter dito à mãe, aos 9 anos, que queria “estar na moda”. “Tudo aconteceu por causa dela, que era muito chique e tinha um grande armário de sapatos, além de me vestir muito bem quando eu era pequena”, lembra.

 

 

Agora, com sua marca homônima, Amina está criando um mundo exatamente como quer. Os sapatos – projetados em Paris e produzidos na Itália, mas com um coração internacional – são sensuais, furtivos, e correm por toda a gama de estilos, incluindo slingbacks, sapatilhas, botas e mules. Eles são intrinsecamente divertidos, e alguns vêm em cores neon ou com tecidos do tipo holograma. E sempre sofisticados! Os exclusivos saltos piramidais oferecem o lado de excentricidade, o que torna os sapatos instantaneamente reconhecíveis.

Rihanna os escolheu para seu inovador show/desfile Savage x Fenty.  A parceria deu tão certo que Rihanna convidou a designer para desenhar uma coleção de sapatos para sua marca, a Fenty, que é do grupo LVMH - o responsável por grifes como Dior e Louis Vuitton. O resultado são sandálias de tiras e saltos esculturais, sua marca registrada.

 

 

Como Christian Louboutin e Manolo Blahnik antes dela, Amina tem o tino para sentir o zeitgeist. Mas, diferentemente de Blahnik, que tinha o seriado Sex and the City como sua vitrine, ela espalha seus desenhos entre as celebridades, que publicam fotos usando as peças, como a cantora Dua Lipa, as irmãs Kendall e Kylie Jenner e a modelo Rosie Huntington-Whiteley. Apesar de ter conquistado uma clientela estrelada, ela revela que existem duas pessoas que deseja vestir: a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama e a duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Por enquanto, sua pequena mas poderosa equipe consiste em si mesma e mais quatro pessoas, que estão no início de carreira. “Adoro me cercar de jovens que podem crescer comigo”, diz. A sede de seu escritório funciona como sua residência pessoal, embora ela esteja tentando se mudar. “Eu não sou particularmente apegada a nenhum lugar. Gosto de me mover sempre”, defende. Amina também aspira ter sua própria fábrica na Itália, onde seus sapatos e peças possam ser fabricados e montados. Como boa marqueteira, ela gosta de chamar suas clientes de #AminasLadies. Na moda, é totalmente revigorante ver mulheres criarem a visão de um novo sexy sem o ideal de objetificação de um homem por trás. • 

 

 

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