Moda

Evolução dos óculos: conheça os modelos que marcaram as principais décadas do século XX

Dos clássicos aos mais modernos
Reading time 3 minutes

Com o passar dos anos os óculos deixaram de ser apenas uma questão de utilidade e se tornaram uma parte essencial da composição de um look. Com uma grande variedade de modelos no mercado, o consumidor possui total autonomia para encontrar um modelo que se adeque ao seu estilo e para cada tipo de ocasião. Mas nem sempre os óculos foram tão modernos. Antigamente sua única função era a de melhorar a visão.

 

Segundo Paula Gusmão, CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil, os modelos de óculos “tendência” são um verdadeiro reflexo de uma geração e estão relacionados com o momento que a sociedade está vivenciando. 

 

"Se olharmos para trás, vemos que os modelos marcantes de cada década combinam com muitos fatos históricos e marcantes. Os clássicos vintage de hoje em dia, por exemplo, já foram as ideias mais inovadoras no mundo da moda".

 

Confira uma timeline das tendências de óculos:

Décadas de 40 e 50:

Durante a Segunda Guerra Mundial, e também no período posterior ao conflito, os holofotes estavam totalmente voltados para o cotidiano dos soldados. Estes usavam os óculos aviadores, que nasceram com a função de proteger a visão dos pilotos da força aérea e exército dos Estados Unidos. Mas foi longe das trincheiras que o modelo se transformou em um sucesso na história dos acessórios.

1583187197337130 gettyimages 615308178
Foto: Getty Images

Década de 60:

Com a estréia do filme "Bonequinha de Luxo", de Blake Edwards, o óculos estilo gatinho ganhou o coração de todos os espectadores. Audrey Hepburn fez o nome e construiu o legado do modelo mais charmoso e romântico dos anos 60.

1583187271016949 imbd
Foto: Reprodução
1583187238540195 gettyimages 516974354
Foto: Getty Images

Década de 70:

O surgimento das diferentes armações geométricas aconteceu nesta época, com forte influência dos movimentos hippie e punk, representando todo o apelo futurista e a vontade de mudança.

Década de 80:

A década dos looks e maquiagens coloridos influenciou a criação de modelos estilosos de óculos e tomou conta das armações. Das grossas às finas, passando pelas duplas e pelas normais, todas chamavam a atenção para si.

Anos 2000:

Com formatos próprios, o novo milênio trouxe consigo a originalidade e modernidade dos modelos. Os óculos de grau e de sol aderiram características próprias e seu uso se tornou cada vez mais diversificado, até pela facilidade de acesso em relação a preços e a tecnologia.

Tags

oculos-escuros

posts relacionados

posts recomendados