Moda

Os momentos mais inesquecíveis da moda em 2019

Qual deles mais te marcou?
Reading time 6 minutes

É inegável: 2019 foi um ano movimentado no mundo da moda! Um turbilhão de emoções ganharam espaço em apenas 365 dias com diversos momentos inesquecíveis. Confira!

Fevereiro 2019: Morre Karl Lagerfeld

Um dos estilistas mais icônicos de todos os tempos morreu no dia 19 de Fevereiro - o que, sem dúvidas, deixou todo o mundo da moda de luto. O primeiro indício de grandes problemas de saúde veio quando o alemão, aos 85 anos, não apareceu ao desfile de Alta Costura Chanel - grife na qual ele era diretor criativo. Dias depois, sua morte foi anunciada.

As redes sociais se tornaram palco de diversas homenagens emocionantes - com nomes como Rihanna e Cindy Crawford, assim como as passarelas, ganhando tributos no desfile da Chanel e da Fendi - na qual ele foi diretor criativo por 54 anos.

Além disso, Paris se tornou sede de um emocionante memorial intitulado Karl For Ever.

 

Março 2019: Calvin Klein deixa o prêt-a-porter

2019 foi um ano turbulento para a Calvin Klein. Após Raf Simons, seu ex diretor de criação, deixou a empresa e a marca 205W39NYC foi encerrada. O motivo para tudo isso? Aparentemente esse visual high fashion não se adequou bem à empresa, que tinha como best sellers produtos como jeans e roupa íntima. 

 

O resultado disso foi a saída da presidente Michelle Kessler-Sanders, e a dispensa de 100 funcionários.

 

Maio 2019: Rihanna lança sua marca com a LVMH

A adorada bad gal está cada vez mais próxima ao mundo da moda. Em maio, a empreendedora se tornou a primeira mulher negra a comandar uma grife de luxo, com a abertura da sua marca Fenty, do grupo LVHM. E as peças, claro, possuem o maior estilo Riri, com peças ousadas, acinturadas, ombros marcados - e está atuando fora do cronograma de desfiles de moda tradicional.

Este também foi um momento marcante para a holding francesa, pois é a primeira vez que ela lança uma marca desde 1987, quando lançou a Christian Lacroix. 

 

Agosto 2019: Barneys declara falência

Quem diria que a gigante Barneys poderia perder a força? Mas, em agosto desde ano a empresa entrou com pedido de proteção contra falências americano, o capítulo 11. A rede tem pelo menos 5.000 credores, incluindo US$ 10 milhões em aluguéis atrasados. 

 

Os problemas financeiros da empresa se deram por diversos fatores, entre eles o aumento de aluguel em Manhattan e a força das compras online.

 

Setembro 2019: Gigi Hadid interrompe intrusa no desfile da Chanel

Durante o desfile de primavera 2020 da Chanel uma youtuber francesa conhecida como Marie S'Infiltre resolveu fazer parte do show, subindo à passarela. Mas, Gigi Hadid resolveu colocá-la em seu lugar e conduzi-la até o fim do palco.

 

A Chanel, mais tarde, deu uma declaração sobre o fato “Essa pessoa é uma comediante conhecido por esse tipo de brincadeira. Ela havia batido em outra pista recentemente [no início da mesma semana ela havia entrado na passarela da Etam]. Sua presença na passarela não foi planejada. Guardas de segurança simplesmente a levaram à saída no final do show.”

 

Setembro 2019: Forever 21 pede falência

O ano aparentemente foi conturbado para as empresas de moda. Assim como a Barneys, a Forever 21 entrou com o pedido de proteção contra a falência, no capítulo 11 do código americano. Isso resultou no fechamento de 178 unidades nos Estados Unidos, além do encerramento da maioria de seus pontos na Ásia e Europa. 

 

Para se reerguer, a empresa recebeu um financiamento da JPMorgan Chase, em US $ 275 milhões e da TPG Sixth Street Partners US $ 75 milhões em novo capital.

 

Novembro 2019: Zac Posen encerra sua marca

O polêmico e autêntico Zac Posen, infelizmente, fechou sua marca. Após tentar vender a empresa, sem sucesso, o designer ficou sem saída para obter financiamento. Sua grife, que foi fundada em 2001, tinha uma equipe de 60 funcionários e, seu encerramento - segundo Posen - foi “horrivel”.

 

Seus designs dominaram os tapetes vermelhos por muito tempo, ganhando nomes como Sarah Jessica Parker e Rihanna, além do poderoso vestido de drapeado usado pela princesa Eugenie em seu casamento no ano passado.

 

posts relacionados

posts recomendados