Quem foi Norman Hartnell, designer por trás do vestido de casamento da Princesa Beatrice?
Após diversos contratempos pudemos finalmente acompanhar o intimista, mas muito especial, casamento da Princesa Beatrice com Edoardo Mapelli Mozzi! Como um bela cerimônia da realeza, a noiva estava simplesmente deslumbrante! Apostando em um vestido vintage de sua avó, a Rainha Elizabeth II, o modelo assinado por Norman Hartnell chamou a atenção pela sua elegância e glamour. Mas quem foi esse designer pouco conhecido e que foi o grande escolhido para o dia do "sim"?




Nascido no dia 12 de junho de 1901 em Londres, Hartnell mostrou sua paixão pela moda desde pequeno, mas foi quando ele chegou na Universidade de Cambridge que ele começou a criar peças para o Footlights Dramatic Club e tudo começou a deslanchar. Na época ele estudava Línguas Modernas, mas Norman nunca terminou a faculdade.
Ele ganhou destaque por vestir a alta sociedade, tendo criado peças para o Bright Young Things e nomes do cinema como Marlene Dietrich. Mas logo todo o seu talento o levou diretamente para um grande relacionamento com a realeza!

No ano de 1935 ele foi o responsável pelo vestido de casamento de Lady Alice Montagu. Junto à célebre peça, ele foi convidado para criar também as roupas para as damas de honra. Após o casamento, a rainha-mãe se encantou pelos seus designs e a partir disso, o relacionamento de Norman com a realeza só fez crescer. Vale ressaltar que no evento estava a princesa Elizabeth e sua irmã, princesa Margareth.
Entre os diversos looks inesquecíveis criados por ele está o vestido de noiva da própria Rainha Elizabeth II, usado em 1947, bem como o de sua coroação em 1953. Hartnell foi o responsável por diversos looks icônicos da monarca, sendo um verdadeiro fã do maximalismo e elegância. Norman morreu com 77 anos em 1979, mas seu trabalho se tornou eterno.






