Pop culture

Disney contrata chinesa para o papel de Mulan e causa polêmicas; entenda

Havia rumores que a produtora escolheria uma atriz branca para o papel, mas nem mesmo a candidata chinesa está agradando a todos.
Reading time 3 minutes

A Disney anunciou esta semana o nome da atriz que fará a personagem Mulan no remake do amado longa. A chinesa Liu Yifei, também conhecida como Cristal Liu, foi contratada dentre mil candidatas, depois de um ano de buscas e petições contra a empresa.

A Disney vinha sofrendo ameaças sobre quem seria a próxima Mulan desde que foi anunciado que eles regravariam o conto de 1998 em live action. Através das redes sociais, fãs (principalmente chineses) protestaram sobre casos de "whitewashing" em Hollywood, que costuma contratar atores brancos para papéis de asiáticos. Tilda Swinton, Scarlett Johansson e Emma Stone foram algumas delas.

"Ficaremos muito tristes, mas sabemos que há 55% de chances que o papel de Mulan irá para uma atriz branca, não importa o quão ridículo isso seja.", falou o blogger Phil Yu.

Antes mesmo que a produtora fizesse alguma escolha do casting, mais de 112 mil pessoas assinaram uma petição online para que a Disney não contratasse uma Mulan branca. Se a Disney alguma vez tinha pensado em fazer o contrário, não saberemos, mas a empresa prometeu que todos os personagens principais do filme seriam chineses.

Será a primeira vez da atriz de 30 anos como protagonista em uma produção que não seja chinesa. Liu passou parte da sua adolescência em Nova York e fala inglês fluentemente, tendo trabalhado com Jackie Chan e Nicolas Cage em algumas produções.

A questão é que mesmo Liu Yifei não está agradando a todos. Isso porque, na lenda, Mulan seria de uma região da China em que as pessoas são mais morenas e Liu ainda seria demasiada clara para o papel. 

“Porque escolheriam a Liu? Ela é tão medíocre e a China tem uma dúzia de cadidatas melhores", disse uma fã no Sina Weibo, rede social chinesa.

Outros estão dando o maior apoio: "Ela tem feito um ótimo trabalho desde que apareceu na TV há 10 anos atrás... Estou feliz que pessoas de fora da China podem conhecê-la agora".

A lenda de Mulan está profundamente enraizada na cultura e no folclore chineses e começou muito antes da Disney - sendo transcrita pela primeira vez no século XVI. 

posts relacionados

posts recomendados