Pop culture

Barbie Frida Kahlo gera polêmica na web e família da artista protesta

por Наталья Янчева, Russia
13.03.2018
Boneca inspirada na pintora mexicana não traz suas principais características e causa discussão na internet.

Para celebrar o dia internacional da mulher, a Mattel anunciou, na véspera do 8 de março, suas novas bonecas Barbie que homenageavam grandes personalidades femininas da história - dentre elas, a pintora mexicana Frida Kahlo

 

Apesar da coleção ter sido comemorada por muitos, a internet se viu em uma disputa de argumentos contra a representação da boneca Frida, que teria sido "editada" para se encaixar em padrões: o rosto mais magro e a famosa sobrancelha única foram os principais pontos. 

"Ela nunca quis parecer com ninguém e sempre gostei da sua singularidade. Como puderam transformá-la em uma Barbie?", escreveu a atriz Salma Hayek, que interpretou a icônica artista no cinema, em sua conta no Instagram.

Mais comentários circularam pela internet como: 

"A Barbie Frida sem a monocelha é tão chocante quanto o fato de que a marca quer falar em feminismo e ainda promove padrões ocidentais agressivos de beleza"

 

"Como pode homenagear Frida e retirar suas principais características?"

 

"Ela era comunista e o fato de que foi transformada em mercadoria é terrível!"

A polêmica não parou por ai! A sobrinha-neta de Frida, Mara Romeo Kahlo, disse que a Mattel não consultou a família da pintora mexicana para pedir seus direitos de imagem. 

 

A empresa, por outro lado, disse que assinou um acordo de licenciamento com a Frida Kahlo Corp., empresa que detém os direitos sobre o legado da artista. 

 

A Barbie Doll Frida Kahlo já está esgotada nas lojas. A Mattel planeja lançar um novo lote devido ao sucesso da boneca, mas os parentes da pintora já estão com uma ação na justiça para proibir sua distribuição (segundo eles, a Frida Kahlo Corp. tem o direito do nome da artista, mas não de sua imagem).

 

Foto da capa: Arquivo Nicholas Murray.

compartilhar

Tags

posts relacionados

posts recomendados