Descubra de onde vem a fortuna da família real britânica
Pop culture

Descubra de onde vem a fortuna da família real britânica

O dinheiro não é problema para a realeza britânica. Mas você sabe de onde vem o "salário" de cada membro da família real? 
Reading time 4 minutes

Quando vemos a família real britânica é impossível não associá-los a luxo, riqueza e um lifestyle de deixar qualquer bilionário no chão. Mas de onde vem taaaaaanto dinheiro para sustentar a rainha e os membros da família real? 


Bom, a rainha Elizabeth e seus familiares recebem um salario do Fundo Soberano, que é sua principal fonte de renda. Durante séculos a família real foi acumulando um patrimônio gigantesco e em 1760 o Rei George 3º fez um acordo - para manter o império britânico - firmando que a maior parte do lucro do patrimônio real iria para o Tesouro do Reino Unido, e o soberano receberia uma porcentagem desse dinheiro por ano.

 

Além disso, os membros da família real possuem uma série de outros negócios pessoais, que não precisam ser revelados por tratarem de suas vidas particulares. De qualquer forma, vamos ver os ‘’salários’’ desse pessoal? E já adianto, são cifras dos sonhos!

Rainha Elizabeth: Estima-se que o lucro das propriedades da coroa é próximo dos 350 milhões de libras e que desse montante 87 milhões vão direto para Elizabeth II. A rainha também tem um portfólio de investimentos com ações de empresas, joias, carros, cavalos e a herança da rainha-mãe. E ainda existem coleções reais pertencentes a monarca, que incluem obras de arte, fotografias históricas e livros, mas que não podem ser vendidas e é administrada em nome de seus sucessores.

 

William e Harry: Recebem um valor anual referente a lucros e negócios do Ducado da Cornualha, mais ou menos 31 milhões de reais por ano, que é depositado em uma conta conjunta dos príncipes, fofo! É bom lembrar que eles também possuem uma herança pessoal de 144 milhões de reais deixados pela mãe, Lady Di. Outro fato curioso é que a Rainha Mãe, que morreu em 2002, fez um testamento beneficiando generosamente Harry, ela achou justo já que Willian quando rei receberá uma grana extra da coroa.

 


Príncipe Charles: Não é só da sua fazenda de produtos orgânicos que vem seus rendimentos, o Príncipe recebe uma quantia proveniente de negócios do Ducado da Cornualha, uma media de 20 milhões de libras por ano. Além disso no ano passado, estimasse que Charles recebeu 2,2 milhões de reais por ser membro de vários órgãos do governo e 6,2 milhões em rendimentos do fundo que cuida das propriedades da rainha.

 

Príncipe Philip: O mais pobrinho! O marido da rainha recebe um salario anual de 1,73 milhões de reais pelos serviços prestados ao governo britânico, mesmo aposentado desde 2017.

 

posts relacionados

posts recomendados