Pop culture

Gigi Hadid é processada por causa de post no Instagram

Entenda a polêmica
Reading time 3 minutes
Foto: reprodução/instagram @gigihadid

Gigi Hadid acaba de ser alvo de um processo de direitos autorais por causa uma foto que ela havia postado de si mesma em sua conta no Instagram. Na quinta-feira, um juiz federal de Nova York aceitou a moção de Hadid para rejeitar a ação da Xclusive-Lee Inc., empresa de Nova York que afirma ter os direitos autorais da foto dela tirada em outubro, quando a modelo estava saindo de um prédio.  

A juíza distrital dos EUA Pamela Chen determinou que a reivindicação de direitos autorais por violação direta falha porque a Xclusive não demonstrou que recebeu de fato um registro do Departamento de Direitos Autorais dos EUA na foto quando registrou a ação contra a Hadid em janeiro. Até mesmo a Xclusive reconheceu que apenas aplicou os direitos autorais quando apresentou o processo, observou Chen. Sua descoberta dependia da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em março, em um caso sobre quando exatamente um registro de direitos autorais realmente entra em vigor. O tribunal superior havia decidido na Fourth Estate Public Benefit Corp. v. Wall-Street.com LLC et al. que o registro entrará em vigor quando o Escritório de Direitos Autorais conceder o registro.

 

A decisão não impede necessariamente que a Xclusive apresente a ação contra a Hadid no futuro, e um advogado da empresa disse que planeja fazê-lo quando o Escritório de Direitos Autorais lhe conceder o registro para a foto. 

Seus advogados argumentaram que um processo que buscava indenização monetária de Hadid por ela postar sua própria foto era uma escalada da ameaça dos paparazzi. A Xclusive disse que Hadid é uma marca e um modelo com um patrimônio estimado em US $ 20 milhões, e alegou que ela nem sempre possui a propriedade intelectual das fotos que ela publica de si mesma. Sua conta no Instagram tinha mais de 43 milhões de seguidores no momento em que o processo foi arquivado. Um advogado de Hadid não comentou imediatamente a decisão.

 

 

 

 

 

 

Tags

posts relacionados

posts recomendados