Relógios

Espírito empreendedor

por Marília Kodic
17.01.2017
Ternos robóticos, geleiras artificiais e tratamentos oculares via smartphone estão entre as inovações contempladas pelo Prêmio Rolex de Empreendedorismo, que neste ano comemora 40 anos de incentivo a diversos campos do saber e bem-estar humanos
3.jpg

CONOR WALSH, 35, IRELAND

Engenheiro mecânico e biomédico da Universidade de Harvard que está enfrentando os problemas de mobilidade de pacientes por meio do desenvolvimento de um terno robótico macio, que pode ser usado sob a roupa, que permitirá a deficientes físicos andar sem assistência.
 

RAE16Bastawrous_16jb_138R3.jpg

ANDREW BASTAWROUS, 36, REINO UNIDO

Oftalmologista cujo sistema de exame ocular portátil feito com smartphones está mudando radicalmente os cuidados com os olhos na África sub-saariana.
 

O PRÊMIO EM NÚMEROS

Os prêmios contemplam 5 áreas: ciências e saúde, tecnologia aplicada, descobertas e exploração, meio ambiente e herança cultural. Em 2016, foram 2.322 inscritos, de 144 nacionalidades, com idade variando entre 19 e 87 anos e sendo 33% mulheres. O Brasil ficou em 4º lugar no número de inscritos – foram 78 –, atrás de EUA, Índia e Nigéria Cada laureado recebe 100 mil francos suíços. Desde 2009, são premiados também 5 jovens, com  50 mil francos suíços cada. 
 

RAE16_Haussermann (2)2.jpg

VRENI HÄUSSERMANN, 46, CHILE/ALEMANHA

Cientista que está explorando os fiordes da Patagônia chilena para documentar a vida desconhecida do fundo do mar em áreas remotas, criando apoio para a conservação e conscientizando sobre os efeitos nocivos da atividade humana nos ecossistemas marinhos.
 

2.jpg

KERSTIN FORSBERG, 32, PERU

Bióloga que está protegendo as enormes arraias Manta ajudando pescadores a buscar o ecoturismo como fonte alternativa de renda e treinando-os para coletar dados sobre a espécie.
 

w.jpg

SONAM WANGCHUK, 50, ÍNDIA

Engenheiro que está resolvendo o problema da falta de água para agricultura em paisagens desérticas do Himalaia ocidental por meio da construção de pequenas geleiras artificiais que liberam água aos poucos na estação correta. 

compartilhar

posts relacionados

posts recomendados