Viagem

Hola Madri! Os encantos da capital espanhola

Incríveis museus e centros culturais, riqueza arquitetônica, parques convidativos, gastronomia rica e deliciosa. Esses são alguns dos motivos para visitar Madri, uma das capitais mais efervescentes da Europa.
Reading time 5 minutes
Plaza Cibeles. Fotos: Divulgação/ Arquivo pessoal

Sua influência em política, educação, entretenimento, meio ambiente, mídia, moda, ciência, cultura e artes contribui para seu status de um dos principais centros urbanos do mundo. 

 

A capital espanhola é uma cidade de avenidas elegantes e parques amplos e bem cuidados, como o Buen Retiro, um dos maiores espaços verdes da cidade, sendo o favorito de seus habitantes, com seu lindo lago, lotado de barquinhos a remo e cisnes, que dão um toque romântico e bucólico. Madri é considerada uma das 12 cidades mais verdes da Europa. Caminhar por suas alamedas ou pelas charmosas ruas do bairro de Salamanca é um programa simplesmente delicioso.

1572045333463933 img18 2
Mercado San Miguel

O coração da velha Madri é a Plaza Mayor, com seu belo pórtico, e nas proximidades estão o Royal Palace e o Armory, de estilo barroco, exibindo armas históricas. O circuito cultural é mandatório, começando pelo belíssimo Museu do Prado, um dos mais importantes do mundo, que impressiona com sua coleção de obras-primas de grandes mestres, incluindo Velázquez, Goya e El Cid.

1572045357418349 img18 1
Plaza Mayor

Seguindo o roteiro das artes, parada obrigatória no Centro de Arte Reina Sofia, um impressionante encontro de arte moderna e belas esculturas, que encanta a todos os visitantes. O museu abriga a famosa Guernica, de Pablo Picasso, e muitas das obras mais atraentes de Salvador Dalí. Completando o master tour cultural madrileño, chegamos ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, que guarda uma das maiores coleções privadas da Europa, situado dentro de uma mansão aristocrática. Além de artistas espanhóis famosos, você também encontrará pinturas importantes de Monet, Chagall e Rembrandt e até mesmo algumas obras americanas do século 19. Ponto alto para a exposição Balenciaga e a Pintura Espanhola, que segue até 22 de setembro.

1572045382467208 img41
Obra "Guernica" no Museu Reina Sofia

Mas Madri tem muito mais a oferecer, pois é uma cidade que prima por sua culinária local e internacional e tem um povo caloroso e festeiro, que se reúne de segunda a segunda em volta de uma mesa com deliciosas tapas, bom vinho, boa cerveja e muitas risadas. 

1572045467363422 img37 1

Dicas gastronômicas

Mercado San Miguel: localizado na Plaza de San Miguel, próximo à Plaza Mayor, o histórico local é um charmoso espaço que mantém sua estrutura original de ferro, datada de 1916. Além de verduras e frutas lindas e frescas, peixes, carnes e frios encontrados em qualquer bom mercado, a proposta aqui é outra. A ideia é que os visitantes passem algumas horas em espaços coletivos, provando delícias como empanadas, croquettas, jamón ibérico.

 

El Paraguas: desde 2004, esse aconchegante restaurante no bairro de Salamanca é um dos grandes nomes da prestigiada cozinha criativa asturiana. Alcachofras salteadas em óleo de manjericão, almôndegas de rabada e feijão com caranguejo, camarão recheado com espinafre são algumas das delícias que podem ser degustadas.

Calle Jorge Juan, 16, www.elparaguas.com

 

Quintin: mistura perfeita de gourmet, autêntico e descontraído. Localizado numa charmosa esquina em Salamanca, oferece uma culinária de fusão asiático-espanhola moderna. Ele é um mix de mercado, restaurante e bar. Você pode comprar um fantástico jamón, bem como outras carnes curadas, pães recém-assados e muito, muito mais.

Calle de Jorge Juan, 17, www.ultramarinosquintin.es

 

Amazónico: esse superbadalado restaurante é um verdadeiro refúgio tropical da agitação urbana da cidade – a cozinha combina receitas brasileiras, espanholas, mexicanas, peruanas e japonesas. Desça as escadas e absorva os ritmos do Jazz Club, já que a noite em Madri é uma criança!

Calle Jorge Juan, 20, www.restauranteamazonico.com

 

El Perro e La Galleta: situado em uma charmosa casa estilo campestre, o interior do restaurante é um verdadeiro museu da vida burguesa dos séculos 19 e 20, decorado com engraçados retratos de cachorros, antigas latas de biscoitos, terrinas de porcelana, velhos rádios e bengalas. A culinária é simples, mas saborosa. Ponto alto para confeitaria caseira, feita inteiramente com biscoitos Fontaneda: escolha entre a torta de chocolate com sorvete de biscoito e o cheesecake coulis de frutas vermelhas.

Calle de Claudio Coello, 1, www.elperroylagalleta.com

1572045476022785 img43
Restaurante Quintin

Se você estiver na capital espanhola em um domingo, vá a um dos mercados de pulgas mais conhecidos da Europa, El Rastro, para comprar tudo, de antiguidades a roupas. Mesmo que barganhar não seja sua praia, a observação do burburinho local é fascinante. É fácil se perder nesse labirinto de barracas, e isso é parte da magia.

1572045522641849 img39
Jardins do Museu Reina Sofia

Tags

turismo
espanha
destinos

posts relacionados

posts recomendados