Wellness

5 atitudes que irão fortalecer seu sistema imunológico

Em momentos de tensão não há nada mais importante do que cuidar de sua saúde
Reading time 3 minutes
Foto: Reprodução/ Instagram @gioewbank

Com o crescimento de casos do coronavírus no Brasil, nada mais natural do que se preocupar com sua saúde, de seus entes queridos e amigos. Medidas estão sendo tomadas, home office preparado, mercado feito. Mas ainda assim fortalecer seu sistema imunológico se tornou quase obrigatório. Confira 5 atitudes que te ajudarão nessa missão.

Fuja do fast food

A ingestão de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar aumentam os processos inflamatórios no organismo. Junto a isso, o consumo desses componentes podem trazer uma série de problemas intestinais, o que é algo sério considerando que mais da metade de nossas células imunológicas ficam na barriga. O bom funcionamento de seu sistema digestivo pode ser como um verdadeiro desintoxicante.

1584483150568558 rome
Foto: Reprodução/ Instagram @romeestrijd

O alho é um grande amigo nessas horas

Considerado um superalimento o alho é um grande amigo da alimentação saudável. Ele fortalece o sistema imunológico sendo um grande aliado na melhora de gripes e resfriados, além de outras enfermidades como problemas cardíacos e colesterol alto. Isso acontece por causa de seu composto ativo, a alicina, um grande auxiliar no combate de radicais livres. 

1584483079113335 luisa
Foto: Reprodução/ Instagram @luisa

Não subestime uma boa noite de sono

Na correria do dia a dia costumamos a ignorar a necessidade do corpo de repousar, entretanto um estudo realizado pela Pflügers Archiv - European Journal of Physiology apontou a importância de uma boa noite de sono para o seu sistema imunológico. Isso porque ela é capaz de aumentar a produção de células anti inflamatórias.

 

Junto a isso, a privação de sono aumenta a produção de cortisol, um hormônio diretamente ligado ao estresse, que em grandes quantidades pode afetar o sistema imunológico.

1584483277583556 sono
Foto: Reprodução/ Instagram @sabinasocol

Aposte em uma dieta rica em antioxidantes

Grandes aliadas do sistema imunológico, alimentos ricos em antioxidantes retardam a destruição celular e promovem a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do corpo. 

 

Os antioxidantes, ainda, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e crônicas, como diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. 

 

Para aumentar o consumo de antioxidantes, adicione à sua rotina alimentos como café, frutas vermelhas, maçã, tomate, chocolate amargo, açafrão, aveia, frutas vermelhas e peixes oleosos. Não dá para negar que essa dieta é uma verdadeira delícia.

1584483294002182 camila
Foto: Reprodução/ Instagram @camilacoelho

Reduza o consumo de álcool 

Essa dica pode parecer uma verdadeira tortura para alguns, principalmente em época de quarentena. Entretanto, de acordo com um estudo realizado pela Escola Médica da Universidade de Massachusetts o álcool prejudica a capacidade do corpo de combater infecções virais, por alterar a função antiviral dos monócitos, um dos glóbulos brancos. O álcool ainda pode ajudar no processo inflamatório do corpo.

1584484775511077 pavanelli
Foto: Reprodução/ Instagram @flaviapavanelli

Tags

wellness

posts relacionados

posts recomendados