Wellness

Alergia a açúcar é possível? Descubra 4 sinais para a condição

Algumas pessoas não reagem bem a certos açúcares e explicamos o por quê
Reading time 3 minutes

Estamos familiarizados com certas alergias dos nossos tempos. Alergia ao glúten, lactose, corantes... Mas um novo vilão tem sido grande causa de desconfortos e processos alérgicos – e o problema é que poucos pensam que ele pode ser a causa. O açúcar

 

Você já sentiu uma dor forte no estômago ou se sentiu mal após comer algo doce? E não, não estamos falando de quando exageramos na dose de chocolates, bolos e brigadeiros em uma festinha infantil. Algumas pessoas são realmente sensíveis ao menor sinal de açúcar. O desafio é saber se os sintomas são realmente de alergia ao açúcar ou alguma outra questão de saúde. 


“O açúcar é uma substância que tem verdadeiro impacto nas pessoas, psicologicamente e fisicamente”, conta a nutricionista americana Jessica Cording. Entenda melhor abaixo:
 

1. Sintomas de alergia ao açúcar normalmente aparecem imediatamente

Pessoas com verdadeira alergia usualmente sentem os efeitos maléficos do açúcar assim que o ingerem, assim como acontece com outros tipos de alergia. De acordo com a nutricionista Lisa Moskovitz, normalmente é sentido dor na barriga, diarréia, manchas no corpo e coceira na boca. 

2- Mas tem uma diferença entre alergia e intolerância

Todos nós temos algum alimento que apenas não cai bem no nosso organismo, mas isso não significa que somos alérgicos a eles. Indigestão, azia e dores no estômago por si só não são considerados como sintomas de alergia ao açúcar.

3- É mais comum ter intolerância ao açúcar do que uma alergia de fato

Normalmente, as pessoas são intolerantes a certos tipos específicos de açúcar do que todos eles. O que acontece são sintomas gastrointestinais e também cansaço extremo algum tempo depois de terem ingerido o tipo que são sensíveis. 

4- Os principais tipos de açúcar que causam intolerância ou sensibilidade

Frutose, Lactose, Sucrose e Açúcares derivados do álcool. Em alguns casos, substitutos do açúcar como o xylitol também podem causar alergias e intolerâncias. 

 

posts relacionados

posts recomendados