Wellness

O que a sua língua pode revelar sobre a sua saúde?

Analisar sua língua pode trazer grandes revelações sobre o bom funcionamento de seu corpo e mente. Entenda como!
Reading time 7 minutes
(Foto: Reprodução/L'Officiel USA)

Muito além do gesto favorito de Miley Cyrus ou uma expressão boba, mostrar a língua pode ser a chave para encontrar equilíbrio no seu bem-estar! A língua é uma ferramenta de diagnóstico poderosa na medicina tradicional chinesa  (MTC) e, observando fatores como sua cor e revestimento, você pode identificar interrupções físicas e emocionais em seu sistema. 

 

Para Gabriel Sher, o diretor de acupuntura da Ora, em Nova York, cada sessão começa com um diagnóstico da língua do cliente. Antes mesmo das clássicas perguntar ao cliente sobre alimentação, sono, saúde emocional e outros ciclos corporais, Sher dá uma rápida olhada em sua língua e será capaz de identificar características específicas.

 

Para compreender o método de diagnóstico da língua, é necessário um conhecimento básico de qi (ou chi), o fluxo de energia que existe dentro das pessoas. Qi é o princípio básico do TCM e acredita-se que viaje através do corpo, nos caminhos invisíveis chamados meridianos. “Todos os meridianos passam pela língua” revela Sher à L’Officiel. “Tudo o que tenho que fazer é olhar para a língua de alguém e saberei o que está acontecendo.” 

 

A prática é frequentemente usada em conjunto com um diagnóstico de pulso. Mas, essa segunda opção revela mais "como você se saiu no dia anterior” enquanto a língua “lhe diz como você se saiu na semana passada", diz Sher.

1613053855839363 pexels nataliya vaitkevich 4456779
(Foto: Pexels)

Sher tem mais de 20 anos de experiência como acupunturista e fitoterapeuta licenciado e admite que, no início de sua educação, era cético em relação a essa forma de diagnóstico. Hoje, entretanto, ele vê isso como um passo essencial em sua prática. Ele brinca que quando sai para namorar, “tudo que eu faço é dar uma olhada na língua da garota” porque isso vai lhe dizer mais sobre elas.

 

Mas, o que exatamente ela pode dizer sobre nós mesmos? É possível indicar qualidades físicas e corporais, bem como o temperamento e as emoções de alguém. Ao “ler” uma língua, existem cinco seções principais: fígado, coração, pulmão, baço/ estômago e rim/bexiga/intestino. Vale ressaltar que o diagnóstico não se correlaciona necessariamente com a função real desses órgãos - por exemplo, um traço perceptível na seção do coração da língua não indica um problema cardíaco no corpo - mas sim o que eles representam na TCM.

1613051800813802 tongue diagnosis chinese medicine acupuncture
(Foto: Reprodução/L'Officiel USA)

A língua externa, as seções do coração e do fígado, são consideradas a parte emocional. Para eles, a cor é a consideração mais importante. “Se houver vermelhidão nas laterais, que é o fígado, isso vai mostrar que alguém tem muita irritabilidade ou frustração”, explica Sher. “Se a ponta da sua língua está vermelha (a seção do coração), é alguém que pensa mais demais, na cabeça, tem mais ansiedade, geralmente alguém que tem problemas para dormir ou muitos sonhos.” Ele também observa que algumas pessoas podem ter os dois, criando o que ele chama de “língua de ferradura”, que mostra vermelhidão em todas as suas bordas e indica uma pessoa muito emocional.

Além da cor, a saburra da língua é o outro fator principal a ser examinado. “Uma língua perfeita é uma língua levemente rosada com saburra branca e fina”, diz Sher. “Quando você começa a comer mal ou a beber muito álcool , sua saburra pode ficar mais espessa, mais amarela, encher toda a língua e isso me dirá como está sua digestão”.

Por exemplo, se o meio da língua tiver uma saburra amarela mais espessa, isso pode indicar uma ingestão excessiva de álcool ou uma dieta desequilibrada com muita fritura ou açúcar. Portanto, esse tipo de língua também pode ser um sinal de alguém que tem problemas como infecção por fungos ou homem com pé de atleta, que geralmente são agravados por uma dieta inadequada.

1613053962425402 pexels 6394770
(Foto: Pexels)

Além da cor - que também pode indicar deficiência de vitaminas -  a saburra da língua é o outro fator principal a ser examinado. “Uma língua perfeita é levemente rosa com saburra branca e fina”, diz Sher. “Quando você começa a comer mal ou a beber muito álcool, sua saburra pode ficar mais espessa, mais amarela, encher toda a língua e isso me dirá como está sua digestão”.

 

Se o meio da língua tem uma saburra amarela mais espessa, pode ser um indício de ingestão excessiva de álcool ou uma dieta desequilibrada com muita fritura ou açúcar. Portanto, esse tipo de língua também pode ser um sinal de alguém que tem problemas como infecção por fungos ou “pé de atleta”, que geralmente são agravados por uma dieta inadequada.

 

Outra manifestação de possíveis problemas digestivos é uma língua dilatada que apresenta marcas de dentes nas bordas externas, também chamadas de vieiras. Sher diz que isso pode ser causado pela ingestão de muitos alimentos crus que são difíceis para o corpo digerir. De acordo com o TCM, alimentos quentes e cozidos podem ajudar a trazer equilíbrio, criando calor para o corpo e estimulando a circulação, e são especialmente benéficos durante os meses frios do inverno.

 

A indicação de Sher é que você use o diagnóstico da língua para poder compreender o bom funcionamento de seu corpo, seja para fazer um ajuste na dieta, checar suas emoções, ou marcando uma consulta de acupuntura para fazer seu qi fluir.

1613054312579776 pexels mikhail nilov 6707170
(Foto: Pexels)

posts relacionados

posts recomendados