Beleza

Os 4 procedimentos estéticos mais buscados quando o assunto é gordura localizada

Conheça as novidades em técnicas não-invasivas e cirúrgicas que ajudam a definir o contorno corporal
Reading time 7 minutes
Foto: Reprodução / Instagram @joja

Falta de exercícios físicos regulares e o estresse são os principais gatilhos para o surgimento de gorduras localizadas. Apesar de estar tudo bem e ser completamente normal, isso pode acabar sendo um grande incômodo para algumas pessoas. Assim, se você está incluso no grupo dos que se sentem verdadeiramente desconfortáveis, nós temos a solução: ainda que dieta e treino sejam o ponto principal, por que não dar um empurrãozinho? A evolução das tecnologias permite ultrapassar esse obstáculo fazendo com que os procedimentos não-invasivos ou cirúrgicos possam ser uma boa opção. Conheça a seguir algumas das novidades mais buscadas atualmente: 

Criolipólise
 

Para tratar gordura localizada, nos flancos, coxas, abdômen e glúteos, além de melhorar o contorno corporal, uma opção efetiva é a criolipólise do CoolSculpting. A tecnologia é baseada na ação do frio e no congelamento das células gordurosas, que são muito mais sensíveis às baixas temperaturas do que os tecidos ao redor e as camadas da pele subjacentes, promovendo uma redução de medidas.

“As pessoas têm procurado por procedimentos menos invasivos que não necessitem de repouso para poderem retomar suas atividades de rotina. E a criolipólise é um deles, já que o paciente pode voltar imediatamente às atividades de rotina”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Após a sessão, que dura em média uma hora, o processo fisiológico de perda ocorre naturalmente pela eliminação progressiva das células de gordura que sofreram apoptose, ou seja, autodestruição por terem sido submetidas ao congelamento focado. Os resultados são alcançados em até dois meses e costumam ser uma redução de até 25% da camada de gordura.

CMSlim

Responsável por reduzir gordura e causar hipertrofia, ou seja, aumento de massa magra, a novidade é a tecnologia HI-EMT (Treinamento Eletromagnético Muscular de Alta Intensidade), que chega ao Brasil por meio do equipamento CMSlim. A tecnologia não invasiva HI-EMT, ao ser aplicada, passa por todas as camadas da pele e da gordura, estimulando diretamente o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. Quando exposto a essas contrações, o tecido muscular é forçado a se adaptar a essa condição extrema.

''Ele responde com uma profunda remodelação do interior da estrutura que resulta em hipertrofia muscular aumentada, tônus estimulado, resistência das fibras e queima de gordura”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal. 

Enquanto o dispositivo executa o equivalente a mais de 20 mil abdominais ou agachamentos, o paciente consegue relaxar, já que o treino não é cansativo e nem dolorido. O equipamento é aplicado diretamente sobre a pele e o aplicador é preso a uma faixa que irá mantê-lo na região do tratamento. Segundo a Dra. Claudia Marçal, é possível observar a diferença na região logo após o término da primeira sessão. “O protocolo dependerá da frequência, de forma que se o paciente realizar oito sessões, duas vezes por semana, em um mês ele já estará com o corpo reeducado. A nona e a décima sessão serão realizadas com intervalo de 15 dias. O tratamento pode ser realizado de duas a três vezes por semana com intervalo de 48 ou 72h entre uma sessão e outra”, diz a médica. Os primeiros resultados podem ser observados depois de três ou quatro sessões.

1598411298638814 pexels elly fairytale 3865792
Foto: Pexels

Lipoaspiração

A lipoaspiração consiste na melhora do contorno corporal através da retirada da gordura localizada de áreas como abdômen, braços, coxas e costas, segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. Feita sob anestesia geral ou, em alguns casos, anestesia local, a técnica é realizada com o auxílio de uma cânula por onde a gordura é aspirada, sendo geralmente executada após a infusão de uma solução salina contendo anestésico local e adrenalina.

“Isto reduz a perda de sangue, permite que a gordura seja removida mais facilmente e diminui o desconforto pós-operatório, visto que reduz a dor, os hematomas e o inchaço após o procedimento”, explica o Dr. Paolo. “No caso, durante o pós-operatório o paciente pode apresentar dor leve, inchaço e hematoma nas áreas tratadas, sendo que o tempo de recuperação é de cinco a quinze dias para trabalho e um mês para atividades mais pesadas, como exercícios físicos. Além disso, a exposição solar da região deve ser evitada por 90 dias. Sessões de drenagem linfática são indicadas a partir do quinto dia de realização do procedimento. Deve-se também usar uma malha compressiva por no mínimo trinta dias.”

Lipo HD

A cirurgia promove “tanquinho”, define linhas naturais do abdômen e ressalta musculatura. Além da aspiração da gordura com aparelhos especiais, o laser define as linhas do abdômen de modo que ele fique natural.

“A lipoaspiração High Definition está muito em voga entre os cirurgiões, mas nesta versão não criamos o ‘six packs’, o tanquinho, para não criar um abdômen de atleta em uma pessoa normal, o que pode gerar estranheza e resultado artificial. Com o vibrolipoaspirador e o laser, definimos a linha central e lateral do abdômen de modo que ele fique bonito e natural”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo.

De acordo com o médico, com esses aparelhos e cânulas finas, retira-se a camada mais superficial de gordura. “Além disso, promovemos uma leve retração da pele naquelas linhas de forma que fiquem mais marcadas e aparentes. Toda a cirurgia é realizada abaixo da pele, no tecido de gordura”, diz o médico. A técnica é indicada para pacientes que estejam com o peso ideal ou próximo a ele, mas tenham gordura localizada (que não sai com academia e dieta) na região do abdômen, flancos, culotes, braços e face interna da coxa. “Como resultado, podemos esperar um abdômen mais torneado, mas não artificial. Mais cintura, coxas e braços mais finos e um contorno mais harmônico do tronco e quadril”, finaliza o Dr. Mário.

1598411093677284 pexels elly fairytale 3865797
Foto: Pexels

Tags

beleza
estetica
procedimentos-esteticos

posts relacionados

posts recomendados