Beleza

Conheça os 5 benefícios da argila verde

O momento é perfeito para fazer máscaras faciais em casa
Reading time 6 minutes
Foto: reprodução/instagram @bellahadid

A argila verde é um material orgânico composto por uma série de minerais essenciais, óxidos de ferro e material vegetal decomposto, como algas. Ela foi chamada de argila verde francesa (french clay) por séculos por conta das pedreiras de rochas no sul da França, que renderam a maioria dos depósitos de argila do mundo.

A argila é verdadeiramente de cor verde; quanto mais se inclina para verde-acinzentado, menos valioso é considerada. A argila verde é usada na medicina alternativa, tanto externa quanto internamente, por muitas razões, mas principalmente para limpeza e desintoxicação por causa de suas vastas propriedades absorventes. Ela também é usada para aliviar cólicas menstruais, enjôos matinais, indigestão e azia. Confira seus benefícios abaixo:

 

 

Desintoxicação e Limpeza

As propriedades de desintoxicação da argila verde são amplamente reverenciadas por profissionais de saúde e esteticistas. De acordo com um estudo publicado na Clay Minerals, a absorção de diferentes argilas foi estudada, e a argila verde foi considerada uma maneira ideal e econômica de limpar metais pesados ​​das águas residuais da indústria.

 Você pode usá-la de maneira semelhante para limpar seu sistema digestivo e eliminar toxinas. A dose recomendada é de uma colher de chá de pó de argila verde, misturado a 200ml de água. Deixe repousar durante a noite, mexa com uma colher de plástico (a de metal pode oxidar o produto) e beba com o estômago vazio, antes de se levantar ou antes de dormir. Este regime pode ser repetido todos os dias por 21 dias e depois retomado após um intervalo de uma semana. Lembre-se de confirmar com a loja onde você está comprando a argila se o produto é destinado ao consumo.

 

 

 

 

Cólicas menstruais e enjôos matinais

As cólicas menstruais são tratadas interna e externamente com argila verde. As mulheres que sofrem bastante podem beber a mistura de água e argila durante as primeiras três semanas do seu ciclo menstrual. Durante a menstruação, recomenda-se fazer uma pausa na mistura de argila e aplicar um pouco dela quente no abdome inferior.

A argila verde também tem sido usada com sucesso como tratamento para náusea. Rebecca Frey, no artigo "French Green Clay", publicado na Encyclopedia of Alternative Medicine, afirma que ela foi usada para "limpar o trato digestivo, tratar náuseas ou outros distúrbios gástricos, aliviar cólicas menstruais ou aliviar dores de garganta."

 

 

Minerais vitais

O conteúdo mineral da argila verde francesa é extraordinário, incluindo, entre outros: magnésio, cálcio, potássio, zinco, silício, selênio, ferro, cobre e cobalto. Beber uma mistura de argila e água fornece esses nutrientes minerais ao corpo, enquanto remove simultaneamente toxinas perigosas, como metais pesados, radicais livres e poluentes ambientais. 

Raymond Dextreit, um naturopata francês, afirmou que os minerais da argila verde fornecem poder curativo: o cobre combate infecções, o selênio aumenta a função hepática, o cobalto trata a anemia e todos os minerais juntos trabalham para retardar o processo de envelhecimento e equilibrar o equilíbrio natural do corpo.

 

 

Primeiros socorros

Como um bálsamo calmante e reparador para cortes, arranhões, pequenas feridas, entorses, pequenas queimaduras, picadas de insetos e músculos doloridos, a argila verde pode ser transformada em pasta e aplicada diretamente na área afetada. A argila trabalha bem em cortes, arranhões e feridas retirando a infecção. Diz-se que é um remédio reconfortante para dores nas articulações e músculos, especialmente quando combinado com os óleos essenciais de alecrim ou lavanda.

  

 

Tratamentos de beleza

As propriedades absorventes da argila verde francesa funcionam em tratamentos de beleza, retirando impurezas e toxinas da pele, tonificando e reafirmando enquanto estimulam a circulação. Os esteticistas o usam para fechar os poros, esfoliar a pele morta e revelar uma tez mais suave e fresca. 

É conhecida por limpar a pele problemática e curar manchas, geralmente na forma de uma máscara de argila. Se você tiver uma pele seca ou sensível, use uma máscara de argila apenas uma vez por semana, pois ela absorverá a umidade da pele, juntamente com quaisquer impurezas. As máscaras de argila verde podem ser compradas prontas, ou você pode misturá-las com argila em pó, adicionando aloe vera se a pele for sensível ou 4 ou 5 gotas de óleo de jojoba se a pele for oleosa.

 

Tags

posts relacionados

posts recomendados