Beleza

Como proteger sua pele da poluição?

Prioridade do ativismo ambiental nos últimos anos, a luta contra as agressões à natureza chega agora aos cosméticos
Reading time 2 minutes
(Foto: Reprodução/Instagram @emrata)

Hiperpigmentação, rugas e obstrução dos poros: e se a poluição for o maior dos males a afetar a pele?  Sufocada pelo monóxido de carbono, pelos radicais livres e pelos raios UVA e UVB, a epiderme de quem mora nas metrópoles é uma das grandes vítimas dos efeitos destrutivos da poluição do ar,  questão que ocupa o centro de preocupações ecológicas e políticas.

 

Num momento em que a poluição urbana é mais devastadora do que nunca – o ar poluído ocasiona mais de 500 mil mortes por ano só na Europa –, os profissionais da área cosmética estão trabalhando com força para reverter seus efeitos. Além da saúde, é também a qualidade da pele que está em jogo: o pó, os pólens, o ozônio e os raios UVA e UVB assumem um papel importante no envelhecimento precoce, causando o aparecimento de rugas e acabando com o brilho da pele. Pior: as partículas finas se infiltram nas células mais profundas da derme, retardando o processo natural de renovação celular.

1563822334452477 lofficiel poluicao
(Foto: Walter Pierre/L'Officiel Paris)

No fim das contas, o que fica é uma aparência flácida em cinquenta tons de cinza, devido, entre outras coisas, a deficiências significativas de vitaminas C e E, além de manchas escuras e uma queda alarmante na produção de colágeno, causando atrito e vermelhidão. Os dermatologistas afirmam em coro: a grande maioria dos sinais de envelhecimento é causada pelo meio ambiente.

 

A solução? Produtos protetores carregados de ingredientes ativos antioxidantes, que protegem e ativam os mecanismos naturais de defesa celular. Verdadeiros guarda-costas da epiderme, esses cosméticos de nova geração hidratam enquanto fortalecem a barreira cutânea.

1563822379042753 instagram vittoria
(Foto: Reprodução/Instagram @vittoria)

Veja abaixo a nossa seleção dos melhores do momento:

1. DEMAQUILANTE DETOX

1563822612176433 la mousse chanel
O que poderia ser mais lógico do que trazer uma barreira antipoluente para a remoção da maquiagem, uma etapa tão fundamental do skincare? Suave e eficaz, esta espuma cremosa elimina as partículas poluentes, o excesso de oleosidade, a poeira e os mínimos resquícios de maquiagem. » La Mousse, Crème Nettoyante Antipollution, Chanel.

2. ANTIMANCHAS 

1563822636878114 clarins antipoluicao
Além da aparência prejudicada por gases poluentes dos escapamentos, a pele pode revelar manchas de hiperpigmentação indesejáveis. Para combater o problema, invista numa camada de FPS resistente. Este combina FPS50 a ativos antipoluição, e pode ser aplicado logo após o tratamento e a base – sua textura imperceptível dura o dia todo. » UV+ Antipollution SPF50, Clarins.

3. EFEITO GELATINOSO 

1563822662010799 clinique dramatically different hydrating jelly 125ml
A clássica emulsão amarela se reinventa em versão gelatinosa. Não desconfie de sua fórmula aquosa e suave: com alta tecnologia, o gel conta com agentes protetores (casca de semente de girassol, cevada e pepino) poderosos parachoques antipoluição. » Dramatically Different Hydrating Jelly, Clinique.

4. TRATAMENTO SOS 

1563822680548799 susanne kaufmann pollution skin defence system02
Em meio a condições severas, a pele sensível tende a parecer ainda mais esgotada. Para recarregar as baterias, este tratamento em três atos e quinze ampolas concentradas é boa aposta: nos cinco primeiros dias, acalma-se a inflamação com uma dose elevada de vitamina C; depois, são mais cinco dias de sérum de ectoína, que ajuda a epiderme a reter umidade; por fim, o sérum Q10 dá um bom impulso ao metabolismo celular. » Kit Soin Visage Antipollution, Susanne Kaufmann.

5. COMBATE À LUZ AZUL 

1563822702571887 brume
Este spray protege dos malefícios da poluição e da luz azul, mais traiçoeira que a ultravioleta. Repleto de extratos vegetais fotoprotetores, ele evita a produção excessiva de radicais livres, garantindo uma pele brilhante e protegida. » Bruma Hydra-Défense Antipollution, Patyka.

posts relacionados

posts recomendados