Beleza

Pele saudável em 360 graus: principais cuidados do skincare

Mais do que ter uma pele bonita, a grande e consolidada tendência de bem-estar é mantê-la equilibrada
Reading time 9 minutes
(Foto: Reprodução/Instagram @freshlengths)

O comportamento dos apaixonados por beleza muda de tempos em tempos. O cuidado com as unhas já teve o seu boom no Brasil, por exemplo, focado em nail art. Já os cabelos seguem despertando desejo há muito tempo por aqui, tendo na brasileira uma das consumidoras mais entusiasmadas com as novidades tecnológicas. A maquiagem está cada dia mais colorida, principalmente em olhos delineados. E a pele? Seja pela popularização do cuidado extremo das coreanas, seja pela vontade de ficar confortável com a “cara lavada”, os produtos e passos para deixar rosto, pescoço e colo saudável é o mantra do presente e, segundo aponta o mercado, do futuro.

Mas o que precisamos fazer para deixar a pele bem cuidada em casa? Podemos dividir o ato em alguns pilares:

1- Higienizar

Quando: diariamente, antes de dormir

A retirada de sujeiras acumuladas na pele, ao longo das horas, é um passo que você precisa executar todos os dias.

O ideal é que ele seja feito de forma delicada, utilizando sabonete facial que respeita suas características pessoais e que tenha a indicação de um especialista, se possível. E nada de aplicar o sabonete corporal no rosto, pois esse cosmético não é indicado para áreas mais delicadas! 

“Você pode também limpar a pele usando um algodão embebido em chá verde, que ajuda na desintoxicação”, explica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, que foca seu trabalho em protocolos naturais.

1589407450744388 75214642 151238496135898 3577870382385899897 n
(Foto: Reprodução/Instagram @freshlengths)

2- Máscara hidratante

Quando: 1x por semana

Para regenerar e nutrir uma pele mais ressecada, principalmente agora com o início de dias mais frios no Brasil, a expert e gerente do salão de beleza da Thermes Marins Monte-Carlo, Martine Malcape, indica uma misturinha fácil e segura para melhorar o viço da pele:

"Para a máscara regeneradora e nutritiva, rica em vitamina A, B e E, misture meio abacate (bem maduro) a 1 colher de mel e 1 banana. O creme precisa ficar bem homogêneo. Aplique em seguida a mistura (para não oxidar as frutas) e deixe na pele por 10 minutos. Retire com água em temperatura ambiente, com o auxílio de um algodão. Este procedimento calmante é bastante eficaz para a pele seca", explica a expert.

Para mulheres com a pele oleosa, o ideal é buscar máscaras mais leves, sem tantos óleos e manteigas na composição. Já para as mulheres com a pele sensível, evitar os produtos com fragrância artifical, parabenos e corantes. 
 

1589407420089154 91064493 243269223735866 2210479162060216251 n
(Foto: Reprodução/Instagram @elisethewren)

3- Alimentação equilibrada

Quando: diariamente

Uma cútis saudável e bonita tem início no prato. “Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em um ou dois anos”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. A especialista cita alguns alimentos como aliados do viço. 

A batata-doce, rica em betacaroteno, pode proteger a pele contra a despigmentação, a obstrução de poros e a inflamação causada pelos radicais livres. Já a couve, rica em fibras e de baixa caloria, possui alta propriedade antioxidante e destoxificante, estimulando a produção de colágeno e a renovação celular. A abóbora ajuda a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas presentes na pele.

1589407544226040 79273782 4082093795373319 5842069179683231817 n
(Foto: Reprodução/Instagram @sallyomo)

4- Limpeza de pele

Quando: quinzenalmente

Se você quer fazer uma limpeza de pele caseira, foque na higienização, esfoliação e hidratação da área; mas nada de “cutucar” a pele. “Por exemplo, ao contrário do que é feito em clínicas dermatológicas, não é recomendada a extração de cravos ou espinhas em casa, devido ao alto risco de cicatrizes e até mesmo graves infecções da pele. No lar, a limpeza é indicada somente para a higienização e esfoliação leve do rosto. É preciso seguir todos os devidos cuidados para não irritar ou causar manchas e cicatrizes”, afirma Victor Bechara, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro.

Para fazer então uma esfoliação leve, opte por produtos cosméticos com grânulos biodegradáveis ou a clássica misturinha caseira que envolve mel e café, que já ensinamos por aqui.

1589301873248505 pele saudavel 360
Foto: Divulgação / Monte-Carlo Société des Bains de Mer.

5- Drenagem

Quando: 2x por semana

A drenagem facial também é técnica aliada da pele saudável e livre de retenção de líquidos, problema que surge através da má alimentação, mudanças na rotina e questões hormonais, bem como o ciclo menstrual. 

Não é difícil fazê-la em casa:

1 - Alongar:

O primeiro passo da drenagem caseira é alongar bastante a musculatura do pescoço. “Essa região tem uma cadeia grande de linfonodos que drenam todo o rosto. Estar com ela alongada ajuda a alcançar um resultado melhor”, explica Sueli Szterling, esteticista e diretora do Kurma Spa, de São Paulo.

 

Coloque então a cabeça para o lado e segure, fazendo uma leve pressão. Faça isso nas duas direções. Uma dica é soltar o braço e deixá-lo relaxado ao lado do corpo para ajudar no alongamento. 

 

Em seguida, tente encostar o queixo no peito e faça uma leve pressão no alto da cabeça. Esse movimento vai ajudar a alongar ainda mais os músculos da nuca. E por fim coloque a cabeça para trás apoiada nas costas, para que os músculos da frente do pescoço sejam alongados.

Todos os exercícios devem ser feitos por cerca de 20 segundos em cada posição.

2 - Liberar os linfonodos:

Comece fazendo um movimento delicado de ‘onda’, com as mãos e os dedos, na junção entre o pescoço e o rosto, indo até um pouco abaixo das orelhas. Você pode utilizar hidratantes, séruns ou óleos na drenagem, para melhorar o deslizar dos dedos.

Depois da área entre pescoço e rosto, fazer o mesmo movimento de ondulação dos dois lados da tireoide (área central do pescoço entre a junção dele e do tronco, um pouco depois do início do osso da ‘saboneteira’). Mas nunca faça massagem na tireoide em si. 

Também massagear embaixo do queixo. “Esse movimento bombeia e esvazia os linfonodos. Com isso é possível mandar uma carga de líquidos maiores para esses lugares”, explica Sueli.

 

3. A drenagem:

Depois de desobstruir os linfonodos, comece a massagem pela testa, em movimentos horizontais. Vale lembrar que não existe um número certo de repetições, mas é importante que sejam feitas várias vezes para estimular a região.

O líquido tirado da testa, através da massagem, deve ser levado para a região das têmporas, que vão desembocar nos linfonodos próximos à orelha.

Em seguida, a área a ser massageada é a dos olhos. “Com uma das mãos aberta, faça um movimento em cima do olho como se estivesse puxando suavemente a pele para o lado, em direção à orelha. Logo após, use a outra mão com os dois dedos em forma de V deitado para fazer o mesmo movimento, mas agora só com a ponta dos dedos. Depois de finalizar, faça no outro olho. Esse movimento relaxa e tira todas as toxinas”, destaca Sueli.

A seguir, pegue a ponta dos dedos de uma forma bem firme e faça movimentos circulares em toda a face. Descendo essa massagem também para a região do pescoço. Além de promover relaxamento, ajuda ainda mais a estimular a circulação dessas regiões.

Para finalizar, Sueli aconselha voltar aos locais que foram bombeadas no começo e repetir o processo, assim é possível liberar os líquidos que foram direcionados para essas áreas. “Ao fazer a drenagem, estamos liberando toxinas do organismo”, destaca a esteticista. 

Para ajudar no passo a passo da pele saudável:

1589312949526144 still produtos face
Creme Hidratante Facial Drops Of Youth, The Body Shop. Sérum Facial Pura Hidratação, Vegana WNF. Minéral 89, Vichy. Sérum Flavo C, ISDIN. Sérum Facial, Simple Organic. Óleo Rejuvenescedor Abeille Royale, Guerlain. Huile Prodigieuse Or, Nuxe. Óleo Facial Esqualano com Vitamina C e Rosas, Biossance.Concentrado Revitalizante Chronos, Natura.

Tags

pele
produtos-de-beleza
skincare
alimentacao
tratamento

posts relacionados

posts recomendados