Beleza

Essas são as dicas essenciais para cuidar da pele neste inverno

Reunimos de forma prática uma lista do que fazer durante os dias de frio para manter o seu brilho, viço e saúde.
Reading time 6 minutes
Foto: Reprodução Instagram @gisele

O inverno é o período mais frio do ano e é caracterizado por um tempo mais seco que pode ser facilmente sentido por nós a partir de reações diversas do corpo. Os cabelos ficam diferentes já que o secador se torna quase obrigatório. Mas é, principalmente, a pele quem mais responde à mudança para temperaturas mais baixas e exige cuidados mais especiais. 


Para quem pensa que durante esta época a atenção pode diminuir já que a exposição ao sol é menor, se engana. Certamente durante os dias frios as idas frequentes à praia diminuem, mas nem por isso devemos renunciar ao uso do fundamental protetor solar. Mais que isso, sem tanta umidade, o tempo mais seco rouba facilmente a hidratação que deve ser levada a sério. 


Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas práticas para anotar e seguir a fim de cuidar da saúde da pele durante a estação:
 

Limpar bem a pele 


"Faça chuva, faça sol" lavar e limpar bem a pele é a chave para todo o resto. Cada pessoa deve recorrer a um tipo de sabonete específico, mas, fundamentalmente, usar e abusar da água micelar. Ela é a responsável pela limpeza mais profunda e, ao mesmo tempo, suave e ainda tem a propriedade de hidratar e reequilibrar a derme. Para começar o dia, ela retira a oleosidade; para a noite, remove toda a maquiagem. É fácil, prática e resolve todos os problemas com um passo. 

 

Usar filtro solar diáriamente 


Depois de feito este passo, escolha um bom hidratante ou algum produto oil-free (se sua pele for mais oleosa) e então parta para o protetor solar. Esqueça a ideia de que pode não usá-lo nos dias nublados ou de chuva, mesmo com este tempo o sol queima a pele. Escolha um produto sequinho (ou a textura que achar que cai bem em seu rosto) e use diáriamente a fim de evitar o envelhecimento precoce, áreas escurecidas, a passagem dos raios UVA e UVB e também problemas mais sérios como, por exemplo, o melasma. O uso do protetor solar também obedece a regra "faça chuva, faça sol". 
 

Invista no cuidado da região dos olhos 


Esta região sofre e facilmente expõe sinais de cansaço e poucos cuidados, portanto, aposte em cuidados especiais. Uma boa dica para quem sofre com olheiras ou inchaços na região dos olhos, é usar produtos apropriados para esta pele do tipo "roll on", que possuem esferas metálicas para aplicação. A sensação mais gelada imediatamente atua no inchaço e a fórmula destes produtos, por sua vez, atua nas linhas e no aspecto escurecido. O ideal é utilizar esses produtos de manhã, junto com toda a sua rotina de cuidados. Depois de lavado o rosto, passe o roll on e deixe a pele absorver totalmente. Então, prosiga com o hidratante e o que mais utilizar. 
 

Invista no cuidado dos lábios


Quem disse que só se esfolia a pele? Imagina! Os lábios precisam, a cada 15 dias, de uma boa esfoliação que retire aquela desagradáveis "peles" mortas que são feias e comprometem, por exemplo, o uso do batom. Compre um bom esfoliante labial e separe um tempinho para dar a atenção devida para a sua boca, aplicando com movientos leves e circulares que ajudam com a "limpeza". Feito isso, aposte em um bom hidratante labial e batom e voilà.
 

Atenção com a alimentação - mais do que nunca!


Não precisa nem ser dito que cuidado com a pele envolve cuidado com a alimentação. Durnate os dias mais frios, beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Já sobre os alimentos, invista em muitas frutas ricas em vitamina C, hortaliças e legumes. Sucos, vitaminas e saladas de fruta com oleoginosas, castanhas e bons iogurtes são boas opções para café da manhã e lanche. Já sopas feitas com legumes e hortaliças são opções ótimas para quem prefere uma "comida confortável" ao fim do dia, por exemplo. Abóbora, abobrinha, palmito... São diversas as opções às quais recorrer. 
 

Aproveite o banho  


Aproveite este momento de forma favorável. Apesar da vontade de esquentar bastante a água, deixe-a em temperatura amena de modo que abra os poros e facilite a limpeza profunda. Use aqui o mesmo sabonete ideal para o seu rosto. 
 

 

Troque a esfoliação pela ativação 


A temporada mais fria é ideal para usar ácidos que renovem e regenerem a pele de forma delicada. Ao invés da esfoliação, aposte em algum ativo indicado por seu médico que tenha essa função de regeneração celular menos explorada durante o verão.  

 

Aproveite a época para os procedimentos estéticos mais invasivos


Esta é a época ideal para quem deseja fazer procedimentos estéticos para a pele. O peeling, por exemplo, é recomendado durante os dias mais frios e de menor exposição ao sol. Aproveite a possibilidade de ficar mais longe da praia e dos raios solares para realizar este tipo de tratamneto. 

posts relacionados

posts recomendados