Beleza

Estes oito passos vão tornar sua rotina de beleza muito mais sustentável

Atitudes simples fazem toda a diferença.
Reading time 6 minutes
Foto: Reprodução Instagram @gisele

Já faz algum tempo que o mundo passou a entender que a sustentabilidade não é uma questão de 'modismo' passageiro, mas uma dos conceitos e atitudes mais importantes para o mundo atual. Cada vez mais presente nos estudos e no vocabulário do dia a dia, ela é uma obrigação que deve fazer parte da vida de cada indivíduo, de qualquer indústria e qualquer nova estratégia de marketing. 

Sobre este aspecto, a indústria da beleza é uma das que mais veio se atualizando rapidamente para cumprir o seu dever com inovações cada vez mais exploradas todos os dias. 

Mas e quanto a nós? Temos mesmo a noção de que podemos ajudar a preservar o meio ambiente através de pequenos gestos, que nem mesmo implicam mudanças radicais?

A nossa rotina de beleza, por exemplo, não deve ser exceção neste quesito e a melhor parte é que algumas soluções muito pequenas podem torná-la muito mais amiga do meio-ambiente.

Pensando nisso, reunimos aqui alguns hábitos que podem ser incorporados, sem grande esforço, neste dia a dia. Não é mesmo necessário fazer alterações drásticas nos hábitos quotidianos, nem gastar muito para isso. Basta passar a ter mais atenção em algumas questões básicas que muitas vezes passam despercebidas. 

Abaixo veja oito passos para que você também possa contribuir de forma positiva para asustentabilidade ambiental: 

 

Troque os cotonetes - Os cotonetes podem demorar até 300 anos para degradar. Toalhas e discos de algodão reutilizáveis são algumas das propostas para a substituição. 

Reutilizar frascos - Se precisar mesmo utilizar produtos que venham em fracos, buque dar outro destino a eles, reutilizando-os e transformando-os em coisas úteis, como por exemplo um porta lápidas. No Pinteres há diversas opções e propostas bacanas para se inspirar em como aproveitar o seu lixo. 

Escovas dos dentes de madeira - Já viu ou ouviu falar sobre elas? São cada vez mais fáceis de encontrar em farmácias, principalmente as que tem variedades de produtos importados, e muito mais amigas do meio ambiente. Compre uma e cuide bem dela para que dure bastante tempo.

Reorganize o seu armário de beleza - Já fez uma limpa em seus produtos de beleza? Já viu se tudo o que guardar realmente está sendo usado ou será? Se encontrar produtos no fundo da gaveta, certifique-se de usá-los antes de comprar outros.

Reduza as embalagens - Um dos maiores problemas ambientais atuais tem a ver com o plástico despejado no oceano. A primeira contribuição que podemos fazer para o mundo é reduzir o nosso uso de embalagens deste produto. Sabonetes ou shampoo em pastilha são algumas propostas interessantes, mas procure saber de outras. 

Copo menstrual e lâminas não reutilizáveis - Os absorventes e tampões não são reutilizáveis e, portanto, são boa parte do lixo que as mulheres produzem. Já o copo menstrual, opção atualmente fácil de encontrar em farmácias, pode ser usado por alguns anos - dependendendo de cada fabricante. Além disso, quanto às giletes de depilação, procure sempre optar pelas que duram mais do que apenas uma vez. Isso cotribui muito para diminuir o seu lixo. 

Compre em tamanho grande - Se realmente gosta e usa muito um produto, seja o seu shampoo, hidratante ou sérum, opte pelo seu tamanho maior, sempre. Já que sabe que vai utiliza-lo, evita de comprar outros em pouco tempo e garante menos lixo. Se, por outro lado, já tiver adquirido algo que não gostou e sabe que não vai usar, ao invés de jogar fora, dê para alguém que pode aproveitar. 

Faça parte da reciclagem - Opte pela forma reciclável de coleta, colocando sempre as embalagens e os produtos recicláveis nos ecopontos corretos e, aqueles que não forem, também em seus devidos lugares. 

posts relacionados

posts recomendados