Beleza

Gravidez e skincare: O que é seguro durante a gestação?

Experts tiram todas as dúvidas sobre os cuidados com a pele do rosto e corpo durante a gravidez. Confira!
Reading time 6 minutes

O período de gravidez traz uma série de mudanças para o corpo da mulher – o que, eventualmente, pode significar também o surgimento de alguns problemas de pele, como o aparecimento de acne e melasma. Ainda que manter a rotina habitual de cuidados com a pele pareça a solução ideal para trazer bons resultados, quando o assunto é gravidez e skincare, há uma série de precauções que precisam ser tomadas para não causar problemas para a mãe e o feto. Abaixo, confira os questionamentos mais comuns entre as grávidas e descubra o que pode ser usado e o que deve ser evitado durante o período gestacional.

O que não pode ser usado na pele?

A gravidez é uma fase de grandes mudanças no corpo da mulher e formação do bebê, então alguns ingredientes não são seguros para serem usados durante essa fase. Entre eles, está o cloreto de alumínio hexahidratado, presente em antitranspirantes, e os parabenos.

 

Outros ingredientes são realmente proibidos para as grávidas por apresentarem riscos ao desenvolvimento do feto. De acordo com a Dra. Roberta Zaffari Townsend, Dermatologista Graduada com Láurea Acadêmica, são eles: 

  • Ácido salicílico, em concentração superior a 2%, que é comumente utilizado no tratamento de acnes

  • Uréia - utilizada no cuidado com a pele seca - acima de 3%

  • Retinóides, usados em produtos dermatológicos com o objetivo de regeneração e rejuvenescimento da pele

 

 

O que é seguro?

Entre as substâncias seguras para as grávidas estão óleos como o de coco, amêndoas, de semente de uva e manteiga de karité, que aumentam a elasticidade da pele e auxiliam no combate às estrias. 

 

O ácido lático, que proporciona hidratação, rejuvenesce e clareia a pele; ácido azeláico recomendado para o cuidado com a rosácea, hiperpigmentação e acne; e cremes hidratantes que apresentam elastina e colágeno também podem ser usados.

 

Como tratar acne?

As fortes mudanças hormonais que acontecem durante a gestação podem fazer com que ocorra o surgimento de acne, mas como combater esse problema? A Dra. Roberta costuma apostar na união de ácidos leves como o glicólico e o azelaico. Fórmulas com o uso desses ingredientes são indicadas para encontrar a composição ideal de cada caso.

É possível usar botox?

A Dra Roberta revela que durante a gravidez o uso da toxina botulínica não é indicado, já na amamentação o uso desse produto é controverso e deve ser discutido com o dermatologista. 

 

Isso porque há estudos mostrando que a dose utilizada para fins estéticos tem mínima eliminação no leite materno, o que justificaria o seu uso para este fim. A Sociedade Brasileira de Pediatria também se posiciona de forma a interpretar que o risco para o bebe é mínimo.

 

Dessa forma, o ideal é a busca por um profissional para ter a devida indicação sobre esse tipo de tratamento.

 

Como evitar o surgimento de melasma?

O surgimento de melasma é uma das queixas recorrentes entre as grávidas, que acontece por causa do aumento da produção de melanina na pele em decorrência de mudanças hormonais. Para cuidar, a principal dica é o uso de filtro solar com o fator proteção igual ou superior a 30, a fim de evitar ou tentar amenizar o distúrbio de pigmentação.

 

Atenção pois é importante entender a composição do filtro solar. Procure produtos que apresentem componentes minerais na composição como óxido de zinco e dióxido de titânio. 

 

Os filtros solares químicos devem ser evitados dada a capacidade de absorção da pele, podendo afetar o feto. Já os minerais tendem a oferecer uma proteção maior e causam menos irritação na pele.

 

Caso o melasma já esteja em evidência, como tratar?

De acordo com a Dra Roberta, os melhores ativos para o tratamento da melasma em gestantes são o ácido glicólico, ácido azeláico e vitamina C. Estes produtos são capazes de auxiliar no clareamento da pele e, consequentemente, amenizar as manchas causadas pela hiperpigmentação.  

 

Tags

gravidez

posts relacionados

posts recomendados