Beleza

Perigo no skincare: quais ingredientes em cosméticos podem causar acne?

Olho no rótulo!
Reading time 3 minutes
(Foto: Unsplash)

Você já sentiu que algum produto de skincare te causou algum tipo de irritação e acne? A acne é uma doença inflamatória de pele que tem causa multifatorial. O ideal é sempre consultar um dermatologista para investigar causas e efeitos, mas alguns produtos comuns na rotina de cuidado com a pele podem ser justamente a chave da questão. 

 

“Existem alguns produtos que secam demais a pele, dando a impressão do controle da oleosidade, porém o sistema biológico desenvolve mais óleo para dar o equilíbrio necessário. Este desenvolvimento com produção de mais óleo é chamado de efeito rebote e, associado à descamação da pele causada pelo ressecamento, aumenta o acúmulo da acne, piorando o processo infeccioso e formando comedões”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

 

Diversos ingredientes que são encontrados em itens para limpeza, correção e hidratação que são capazes de entupir os poros e causar um efeito negativo. Listamos alguns deles a seguir:

1604670919575598 anastasiia ostapovych ih3d2ud deu unsplash
(Foto: Unsplash)

Lanolina

Encontrada em composições com nomes como “álcool de lanolina acetilado”, “lanolina etoxilada” ou “lanolina PEG 16” ela é uma substância natural vinda da lã de ovelhas, mas infelizmente ela entope muito os poros.

Extrato de algas

Não há como negar as diversas vantagens que o extrato de algas pode trazer para a pele, entre tantos, ele combate o envelhecimento da pele e é antioxidante. Por outro lado, ela pode obstruir os poros levando ao surgimento de acne.

1604670931370525 johanne kristensen xykc3mft7b4 unsplash
(Foto: Unsplash)

Óleo de amêndoa/coco

Você já deve ter visto ou até experimentado algum produto que contenha óleo de amêndoa ou de coco. Os ingredientes podem ser ótimos aliados para peles secas, entretanto, pode se tornar um grande causador de acne em quem sofre de oleosidade.

Benzaldeído

O benzaldeído é uma fragrância querida no mundo dos cosméticos mas, que poderia ser trocada facilmente por outras opções naturais que seriam menos comedogênicas e teriam resultados melhores.

1604670940376442 liubov ilchuk x ujfgcrayu unsplash
(Foto: Unsplash)

Ácido Láurico

Extraído do coco ele é um ingrediente altamente comedogênico mas, ainda assim é frequentemente encontrado em produtos de cuidados com a pele por conter propriedades anti bacterianas.

Lauril sulfato de sódio

Um grande responsável pelo aparecimento de acne porque, ele é encontrado em produtos de limpeza de pele mas, principalmente em quem tem peles sensíveis, ele pode romper sua barreira protetora, causando irritações.

Álcool

Altamente responsável por irritações na pele, isso porque eles são capazes de ressecar a epiderme o que faz com que o corpo trabalhe naturalmente para criar mais sebo e proteger a região.

1604670947193143 taisiia stupak kp97dx0gov8 unsplash

Tags

skincare
acne

posts relacionados

posts recomendados