Beleza

“Toxic Beauty” mostra que componentes de produtos são perigosos

A indústria do skincare e dos cuidados de beleza viram alvo de polêmica
Reading time 3 minutes

Em seu dia a dia, quais são as etapas de self care que você faz? Usa produtos de cuidados com a pele, shampoos e maquiagens? Isso pode parecer comum, afinal, estamos em pleno ano de 2020, onde os cosméticos possuem fórmulas incríveis e seguras. Correto? Não. Pode parecer estranho, mas o premiado documentário “Toxic Beauty” pode te provar que os componentes dessas tão adorados produtos são, na verdade, muito perigosos e que podem ser diretamente relacionados com o consumo de cigarros.

O longa é um verdadeiro mergulho no entendimento sobre os ingredientes não regulamentados da indústria. Que, quem diria, que ainda é tão contagiosa. 

1580752358064158 noah buscher ecjid00ajqs unsplash
(Foto: Unsplash)

Um exemplo disso é o caso de Rose-Marie Swift, fundadora da RMS Beauty. Ao ficar doente, e ter desequilíbrio hormonal, perda de memória e ataques de pânico, seu médico ligou logo os pontos e a questionou se ela trabalhava na indústria de cosméticos. O motivo? As substâncias perigosas encontradas em seus exames eram facilmente encontrados na indústria, enquanto não eram muito comuns em pessoas. Isso abriu os seus olhos.

Outro caso famoso é o da querida Johnson & Johnson, no qual mais de 15.000 mulheres acreditam que o talco da marca é culpado. O amianto, um composto cancerígeno, foi encontrado nesse produto, em 1957. A empresa sabia dos riscos. Por que ele continua sendo comercializado?

A Johnson & Johnson, entretanto, alega que é seguro usar o seu talco. Swift, então, relembra o passado “Eles disseram que desde o começo a fumaça do cigarro era segura” e continua “Mercúrio estava 'seguro' naquela época, o arsênico estava 'seguro'. Quando há dinheiro envolvido, é claro que as pessoas vão dizer que é seguro.”

1580752368583758 greg kantra xl1s akslj4 unsplash
(Foto: Unsplash)

Por isso, a questão é levantada: Será que os talcos e cuidados para a pele seriam os novos cigarros? Assim como hoje a indústria esconde uma série de problemas vinculados com itens de cosméticos, os cigarros eram tidos como não viciantes e seguros. Mas, assim como já temos total ciência de que a nicotina é causadora de diversos cânceres, estamos nos primeiros passos para provar que o talco da Johnson & Johnson, por exemplo, causou câncer de útero em diversas mulheres.

 

1580752374385411 the creative exchange j shuenor80 unsplash
(Foto: Unsplash)
1580752420669033 branislav belko zmpnprszjqw unsplash
(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

Tags

skincare
documentario
cuidados-com-a-pele

posts relacionados

posts recomendados