Cultura

Para inspirar: os filmes icônicos de moda para (re)ver já!

Buscando inspirações e insights sobre o universo da moda? Nada melhor que um bom filme acompanhado de pipoca para isso. Anote já estes clássicos do mundo fashion para ver ou rever e se divertir enquanto aprende!
Reading time 5 minutes

Os mundos da moda e do cinema sempre andaram de mãos dadas desde os primeiros grandes filmes produzidos por Hollywood, com cada indústria influenciando e inspirando a outra. 

As passarelas determinam as tendências nas quais os filmes vão se basear para seus figurinos; O figurino dos filmes influencia diretamente aos espectadores – especialmente os mais fashion; As grandes premiações de cinema com seus tapetes vermelhos, por sua vez, são uma grande vitrine para a indústria da moda que veste as celebridades a fim de atingir seus consumidores, e assim por diante em um ciclo benéfico e natural. 

Portanto, aproveitando "o fim" da grande temporada de premiações internacionais do cinema bem como o período das mais badaladas semanas de moda do mundo, relembremos alguns dos filmes e documentários mais clássicos e inspiradores na sua forma de abordar o tema da indútria fashion.

 

Cinderela em Paris (1957)

Um clássico para quem além de moda, ama filmes antigos.

Depois de muita busca, o fotógrafo Dick Avery encontra Jo Stockton (Audrey Hepburn), sua modelo perfeita. Ela é uma jovem tímida e linda, que é levada à Paris para brilhar e deixar o rival do fotógrafo morrendo de inveja.

O filme foi indicado ao Oscar em diversas categorias, dentre elas o de “Melhor Figurino”.

1553279833423038 filmesdemoda1
Foto: Copyright D.R. / Adoro Cinema

Coco Before Chanel

O filme explora o inicio da carreira da legendária fashion designer Coco Chanel, quase que em uma crônica a respeito de sua rota pouca provável para o sucesso e aclamação. Audrey Tautou, que interpreta Chanel, tem atuação impecável no longa que entrou para a história do universo “filmes de moda”.

1553279991555520 cocochanel
Foto: Getty Images.

Valentino: The Last Emperor 

Valentino Garavani é o tema deste documentário que celebra seu trabalho e sua vida. O filme explora a sua influência para a indústria, desde que abriu a sua primeira loja de moda em 1959, até se tornar um dos mais reconhecidos designers de moda dos últimos 60 anos.

 

O Diabo Veste Prada

“That’s All!” (em tradução livre, “Isso é tudo!”) – As famosas palavras de Meryl Streep retratam bem o seu papel como Miranda Priestly (uma caricatura de Anna Wintour) e sem dúvidas dão arrepios a qualquer estagiário do mundo fashion nos dias atuais. Para quem não viu clássico, saiba que não se trata apenas de um filme indicado ao Oscar, mas de O filme sobre moda. É a chance perfeita de entender a moda dos anos 2000 e revisitar os dias de glória de Prada e Chanel.  

1553281077551831 devilwearsprada
Foto: Divulgação filme - Twentieth Century Fox

Dior & Eu

Este documentário cheio de insights retrata a primeira coleção de alta-costura de Simons como diretor artístico da Christian Dior. A intenção é falar a respeito de todo o projeto de criação da coleção, desde os primeiros rabiscos de design até o produto final.

1553281917670193 dior

Yves Saint Laurent

Léa Seydoux e Gespard Ulliel são os atores principais do longa que retrata a biografia do icônico Saint Laurent. O foco do filme está em retratar a personalidade enigmática do designer por trás da grande Maison, bem como a influência do design francês por trás de sua força e poder criativo nos anos 60 e 70.

Jeremy Scott: The People’s Designer

O documentário é a respeito da mente criativa de Jeremy Scott, por trás da polêmica Moschino. Jeremy causou um grande impacto na indústria da moda nos últimos anos, e é a respeito deste tema sobre o qual o longa se baseia em uma análise a respeito de sua jornada desde apenas um menino vindo de cidadezinha pequena até se tornar o Diretor Criativo da grande marca de moda. Entrevistas a respeito de sua influência e estilo único com Miley Cirus e Katy Perry  fazem parte da trama. 

IRIS

O filme de Albert Maysle’s conta a história da aclamada designer de interiores e excêntrica da moda Iris Apfel, que com a idade de 96 anos ainda é uma das mais reconhecidas e amadas estrelas da indústria fashion. É uma gande oportunidade de usar 90 minutos na companhia da querida Iris, aprender mais sobre seu mundo e o seu estilo.

posts relacionados

posts recomendados