Cultura

Cultura e lazer: 10 livros envolventes para ler na quarentena

Procurando histórias interessantes e que te distraiam neste período em casa? Confira as que separamos para você!
Reading time 7 minutes
Foto: Reprodução / Instagram

Respeitando o isolamento social, já é assunto antigo que o que mais temos feito na quarentena é procurar atividades que ocupem nosso tempo de uma maneira mais leve e, sem dúvidas, a leitura é uma delas. Livros podem ajudar a relaxar e a se desprender, ao menos por um momento, das preocupações. Pensando assim, a jornalista Lari Duarte separou 10 histórias interessantes e envolventes para te distrair neste período em casa. Confira!

1590692057527871 foto 1
Foto: Reprodução / Instagram

1. A Lista de Brett, Lori Nelson Spielman

Aos 34 anos e com uma vida aparentemente perfeita e bem sucedida, Brett perde sua mãe. De luto, ela recebe a condição da falecida para receber a herança e esta é: completar uma lista de sonhos que Brett escreveu aos 17 anos. Com uma escrita leve e fluída, mas cheia de emoção, Lori Nelson Spieldman consegue trazer uma realidade cotidiana de uma mulher de trinta e poucos anos e colocar sensibilidade e aventura.

1590690693828895 divulgac a o a lista de brett
Foto: Divulgação

2. Todas as cores do céu, Amita Trasi

Um livro que nos arranca das bolhas da vida e, com um tapa na cara, apresenta a realidade da prostituição e tráfico infantil na índia da década de 90. Mukta é a personagem principal e é o alvo da cultura de castas do país. Ela deve ter sua vida e seu corpo a disposição dos homens e começa aos 10 anos. Encontrada por um homem que vive outra realidade, ela passa a viver com outra família e conhece Tara, a outra narradora da obra. Mas Mukta é sequestrada e volta para sua antiga vida. O livro, embora seja uma ficção, escancara absurdos reais e apresenta assuntos como o papel da mulher na sociedade, o poder da esperança e a força de laços de amizade.

1590690789615898 divulgac a o todas as cores do ce u
Foto: Divulgação

3. A Maior de Todas as Mágicas, James R. Doty

O livro trata a história real do autor, um menino que teve uma infância conturbada, com uma mãe sofrendo de depressão e um pai alcoólatra, mas que, aos 12 anos, entrou em uma loja de artigos de magia e conheceu Ruth, a mulher que o ensinou as práticas da meditação e o poder que tem a mente. Foi com essa influência que o menino cresceu e se tornou um neurocirurgião que, por mais que bem ensinado, ignorou a prática de abrir o coração e arcou com as consequências.

O livro é um ensinamento, conta sobre como temos uma força dentro de nós, movida por compaixão e pela mente, que é muito poderosa.

1590690817163087 divulgac a o a maior de todas as ma gicas capa
Foto: Divulgação

4. As boas mulheres da China, Xiran

A autora, também jornalista, escreveu o livro baseado em histórias reais de mulheres chinesas, coletadas durante os anos de 1989 e 1997, período que comandava um programa de rádio no país. Os relatos são bastante tocantes e mostram realidades chocantes até para a própria escritora chinesa. O livro aborda estupros, casamentos violentos e infelizes, miséria e tristeza. É um aprendizado profundo e muito duro sobre vidas tão próximas, ainda que distantes.

1590691046128009 divulgac a o as boas mulheres da china
Foto: Divulgação

5. Minha História, Michelle Obama

Como o próprio nome diz, o livro conta a história da antiga primeira dama os Estados Unidos, sua história desde a infância em Chicago, até os anos que viveu na casa branca, passando pelo período que se dividiu entre o trabalho e as filhas. É gostoso e inspirador acompanhar as palavras de uma mulher, negra e bem sucedida, com uma inteligência inclusiva, poderosa e sensível.

1590691089376950 divulgac a o minha historia michelle obama
Foto: Divulgação

6. A Amiga Genial, Elena Ferrante

O primeiro livro de uma tetralogia escrita por Elena Ferrante (que é, na realidade, um pseudônimo, já que sua verdadeira identidade é mistério) e que nos transporta para um vilarejo humilde de Nápoles na década de 50. A obra conta a história de duas amigas Lenu e Lila, a infância e adolescência das duas no subúrbio. O desaparecimento de Lila, a genial, é o grande motivo pelo qual as lembranças dos quase 60 anos que as duas passaram juntas é descrito por Lena. A leitura é bem gostosa e fluída, o enredo segue uma linearidade, mas não perde a monotonia.

1590691135342198 divulgac a o a amiga genial
Foto: Divulgação

7. As Intermitências da Morte, José Saramago

A personagem principal dessa obra de Saramago é a morte. Personificada como alguém que tem sentimentos e que está se vê rejeitada pelos seres humanos, ela decide parar de trabalhar para que os moradores de um determinado país percebam valor do ofício. O enredo se desenrola com as consequências de um lugar que ninguém morre, que vão de funerárias falindo até tráfico de pessoas buscando a morte em outro lugar. O autor, mais uma vez brilhante, escreve com uma ironia cômica, em tempos de coronavírus pode trazer uma reflexão.

1590691193496876 divulgac a o as intermite ncias da morte jose saramago
Foto: Divulgação

8. Travessuras da menina má, Mario Vargas Llosa

Uma história que começa em 1950, no Perú e acompanha os encontros de Lily e Ricardo através dos papéis e cenários que o romance dos dois passa. A construção das personagens é cativante e muito bem explorada por Llosa, é um livro que quando acaba, dá vontade de não ter lido para se surpreender como a primeira vez.

1590691236197539 divulgac a o as travessuras da menina ma
Foto: Divulgação

9. Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie

Americanah conta a história de Ifemelu, uma menina nascida na Nigéria que se muda para os Estados Unidos para estudar, de lá, ela cria um blog e compartilha as vivências de uma menina estrangeira e negra no país americano. Mas o livro já começa com a declaração de Ifemelu de voltar ao seu país natal, motivada, em parte, por um amor antigo interrompido pela distância, o Obinze. A obra de Chimamanda é uma abertura para reflexões muito atuais e necessárias, mas com uma escrita prazerosa e com toques de ironia. 

1590691291375788 divulgac a o americanah
Foto: Divulgação

10. A elegância do Ouriço, Muriel Barbery

O livro conta a história da zeladora de um prédio nobre de Paris, Renée Michel, ela se descreve como uma pessoa baixinha, gordinha e pobre, mas lemos uma personagem com interesses riquíssimos, cultos, música erudita e alta literatura, escondida aos olhos dos moradores do prédio. A outra parte do livro é narrada por Paloma, menina de 12 anos que, deslocada de sua bolha familiar, pretende se matar no dia do seu aniversário. A criança descreve seus pensamentos (profundos e difíceis) e começa a se notar uma semelhança nos valores das personagens, esperando o momento em que elas vão se conhecer e trocar suas figurinhas. A história é especial, de uma beleza singular e delicada, com frases inspiradoras e rico em boas reflexões.

1590691348208210 divulgac a o a elega ncia do ouric o
Foto: Divulgação

Tags

cultura

posts relacionados

posts recomendados